30 junho 2010

SE...

a GNR teme um Verão quente que tal umas "shotguns", sabradas e bastonadas para arrefecer os ânimos? Haja coragem política para enfrentar o problema!

Etiquetas: , ,

PORQUE NÃO O FIZ NO DIA PRÓPRIO

Não esquecendo o 621º aniversário da batalha do Kosovo (no passado dia 28).
Kosovo é Sérvia!




Etiquetas: , , ,

UMA CONSTITUIÇÃO DEMOCRÁTICA?

Consta (vide a edição de "o Diabo" de ontem) que pela mão de Paulo Teixeira Pinto, o PSD, ou melhor, de alguns sectores do mesmo - desse partido que é talvez mesmo o mais partido de todo o espectro político português... - se preparam para propor a abolição da obrigatoriedade regimental republicana da CRP, na futura revisão constitucional. Não creio que no seio do partido PSD tal proposta colha aceitação.
Mas já que se fala no assunto não querem tornar a CRP mesmo democrática e abolir a escrecência constitucional que proibe os partidos que perfilhem a ideologia fascista?

Etiquetas: , , ,

A PROPÓSITO

A propósito do livro referido no postal anterior, não resisto a transcrever uma passagem inicial, fruto de um saboroso tempo que, sendo de ditadura, permitia escrever verdades que, hoje em democracia, ou são banidas ou pelo menos olhadas de soslaio e adjectivadas com temos, no mínimo, pouco simpáticos.
Ora atentem lá!
As pessoas que nascem em Portugal têm o nome de portugueses. Tu és português porque nasceste em Portugal, o teu pai e a tua mãe também nasceram em Portugal. Por isso tu e os teus pais são todos portugueses. os teus avós, que são os pais dos teus pís, também nasceram em Portugal e por isso são portugueses.
Assim como os portugueses são as pessoas de Portugal, assim os franceses são as pessoas da Franç, os ingleses de Inglaterra, os alemães da Alemanha (...).
Para nós, portugueses, todas as pessoas que não são portuguesas são estrangeiras (sublinhado no original). Os franceses, os ingleses, etc, são estrangeiros para nós. Nós, portugueses, somos estrangeiros para os franceses, para os ingleses, etc. A palavra estrangeiro significa estranho (sublinado no original) e estranho quer dizer que não é do pais onde nós nascemos.
Como era simples e linear a pedagogia...

Etiquetas: , ,

"NIHIL OBSTAT!"

Solicitou-me a minha boa e querida amiga Helena B Cunha, antiga e sólida militante Nacionalista recentemente regressada - para nosso enriquecimento - ao convívio político de onde se arredara, o alvitre sobre um livro de História Pátria que comprara para a sua filha que dá os primeiros passos na escola. Consciente de como as “esquerdarias” invadiram a literatura infantil, evidentemente com extensão aos manuais escolares, possui extremosa e compreensível preocupação nestes tempos de formatação, que não de formação, dos nossos jovens, sobre o que a sua filha deve ler com vista a um saudável e sólido crescimento. Sábia e avisada preocupação que me agrada registar não podendo deixar de referir a honra e amizade com que me distingue ao reconhecer-me o mérito suficiente e “encomendar-me” a aferição da obra e sua conformidade aos propósitos e desígnios que, felizmente, vão preocupando cada vez mais pais.

A obra adquirida não poderia ser mais apropriada a uma criança que explora as primeiras letras e pretende conhecer a História da sua Pátria. Trata-se da notável obra As Origens de Portugal. História contada a uma criança do Professor Rómulo de Carvalho. Permitam-me que relembre, ainda que brevemente, algumas das facetas do Professor Rómulo Vasco da Gama de Carvalho (nascido em Lisboa a 24 de Novembro de 1906 e falecido na mesma cidade em 19 de Fevereiro de 1997). Químico de formação, foi professor de Físico-Química do ensino secundário, pedagogo insigne, divulgador notável, historiador apaixonado e basilar investigador de História da ciência em Portugal, além de notável poeta (faceta tardia, porém) sob o pseudónimo de António Gedeão, sendo particularmente famoso neste âmbito a sua Pedra Filosofal. Notável e exigente como Professor era um comunicador por excelência que dificilmente deixava alguém indiferente. Afirmava sempre, sem rebuço, ser Professor tem de ser uma paixão!. Era-o sem dúvida para si; como devia sê-lo para todos quantos abraçam esse magistério, mormente para todos quantos ensinam os mais jovens. Paixão e prazer com que igualmente encarava o, para si, verdadeiro sacerdócio da divulgação científica, uma divulgação para todos, sem barreiras ou constrangimentos. O 25A deu lugar a um sistema de ensino desorganizado e onde a autoridade foi completamente suprimida. Exigente e rigoroso, Rómulo de Carvalho não encaixava nesse novo paradigma e, não se conformando com a nova situação pediu a sua reforma após quatro décadas de magistério embora se mantivesse no activo, nomeadamente na Academia de Ciências de Lisboa até à sua morte, porque um Professor da sua craveira jamais o deixa de ser.

Não poderia, pois, a opção ter sido melhor. Escrito num português escorreitíssimo e com um sabor próprio para crianças é uma obra notável de divulgação para um público a quem Rómulo de Carvalho tanto queria: as crianças. Renovo os meus agradecimentos à Helena por me ter permitido esta singela homenagem ao autor (e a confiança em mim depositada) e a divulgação desta notável obra.

Porque entre os meus muitos detractores tenho, frequentemente, fama inquisitória aqui vai, à guisa de provocação, o meu Nihil obstat à profusa divulgação desta obra entre as nossas crianças a quem queremos bem e desejamos que cresçam imbuídas de patriotismo na esperança de um Portugal melhor, como indiscutivelmente desejava Rómulo de Carvalho.

Etiquetas: , , , , ,

29 junho 2010

COM ESTES NEM A FEIJÕES...

Cabrões!
Oiço tanta buzinadela terminado o jogo...
Não sendo espanhóis quem poderá ser?

Etiquetas: ,

É MAIS FORTE DO QUE EU...

Isto com a Espanha, confesso-vos, é mais forte do que eu... tenho que admitir que fui espreitar os últimos 5 minutos da primeira parte no auditório da Universidade. Nem de propósito encontrei o Manuel Monteiro.

Etiquetas: ,

ISSO É QUE ERA...

Não, não vou qual recém converso protestar o meu indefectível apoio à selecção do "Brasil B" que, no presente mundial e por capricho do destino usa o nome de Portugal, mas já sabem como sou quando aparece esse nome da potência imperial vizinha... É mais forte que eu... Peço-vos que, igualmente me relevem a brejeirice.
l

Etiquetas: ,

NÃO ESTARIAM A CELEBRAR O S. PEDRO?

As comemorações tradicionais de São Pedro foram ontem, denunciadas por maus e carrancudos vizinhos, interrompidas por ferozes GNR's no Bairro do Asilo, no Monte da Caparica, levando à detenção de 19 pessoas, que justamente indignados provocaram ferimentos em 5 militares da corporação, embora sem gravidade, recolhendo para cuidados médicos no "Garcia de Orta" em Almada.
Os descrentes e carrancudos vizinhos queixaram-se contra o barulho excessivo na rua, logo a partir das 23h, por causa da tradicional festa. Indignada a população, vendo em causa a sua festa tradicional, recebeu a autoridade "fascista" com insultos e arremessos de pedras, o que os levou a pedir reforços. No calor da refrega até os bombeiros que tiveram que ser chamados para apagar pequenos fogos, foram agredidos.

É verdade, xenófobos que conheço lançaram a infâme notícia alternativa de que se trata de um bairro de brasileiros que festejavam a vitória do Brasil em modos para lá de despropositados, mas como não veio em nenhum órgão de comunicação, não creio que seja verdade...

Etiquetas: , , ,

PESSOALMENTE PREFIRO UMA MULA...


Etiquetas: ,

A MIM PARECEM-ME POUCOS...

Noticiou o "Destak" ontem, em primeira página, que as prisões nacionais carecem de, pelo menos, cerca de seis centenas de novos guardas.
No estado em que isto está, creio bem que a estimativa peca por curta. Porém não creio que este (des)governo, que nega o aumento da criminalidade que, aparentemente, todos os Portugueses sentem à excepção desse punhado de iluminados, se preocupe com tal realidade. Afinal de contas as prisões estão esplendidas e lá dentro é tudo boa rapaziada episodicamente corrompida por essa malévola sociedade e que em menos de 1/4 da pena pode e deve sair fruto das maravilhas prodigiosas da nova legislação que essas sábias mentes aprovaram...
Existe ainda o óbice da crise, como raio há-de o (des)governo arranjar dinheiro para tão dispensáveis funcionários? Tarefa hérculea decerto!
Tanto mais que é impensável cortar nas chefias das empresas públicas que possuem, em média sessenta chefes cada, que auferem, igualmente em média, 6316 €. Realmente assim não há condições para o reforço da segurança que só alguns perigosos extermistas insistem em apontar como um dos aspectos que gravemente preocupa os Portugueses.
Não há paciência para esta gentalha que só quer manchar a impoluta imagem de Sócrates e dos seus excelsos ministros...

Etiquetas: , , ,

28 junho 2010

CENSO OU FALTA DELE...

Passadas outras fantasias par(a)lamentares é chegada agora a vez da falta de senso, perdão de censo...
No censo de 2011 - de resposta obrigatória relembro (a recusa é punida com coima de 250 a 25.000 euros) - pela primeira vez os portugueses serão questionados sobre a sua "orientação" sexual. Prosaica designação para mais uma ingerência do Estado na vida particular dos cidadãos. Crentes que vivem em "democracia" cada vez mais se abismam de um totalitarismo de falinhas mansas, o que faz toda a diferença neste mundo que vive não de nómenos mas de fenómenos, ou seja, não do ser mas do parecer...
Depois não digam que não foram avisados...
P.S. Claro que isto permitirá aos vossos novos amigalhaços, aqueles que militam com os do mesmo sexo, serem contabilizados e parece que isso para eles é importante...
Ele há cada coisa...

Etiquetas: , ,

AFINAL VAI-SE SABENDO...

Para além do espectáculo mediático da carga policial no Parque das Nações, sem que os pacatos brasileiros tivessem feito algo que o justificasse, e não obstante as duas detençoes efectuadas, no memo dia em Setúbal, um português foi esfaqueado, por três brasileiros, encontrando-se em estado grave e na Costa, pois então, uma rixa num café de brasileiros provocou três detidos...
É tudo gente boa...

Etiquetas: ,

27 junho 2010

MISSÃO CUMPRIDA

Lá estivemos, os irredutíveis que ficaram para almoço (no excelente jardim do Museu) e mais uns outros tantos que acompanharam a visita e que aqui não figuram. Era uma tarefa difícil, entre a arte e cultura e a cultura da praia advinhem quem ganhou...
A exposição: fabulosa!

Etiquetas: ,

26 junho 2010

É AMANHÃ


Lá vos espero... se não encontrarem programa alternativo!

Etiquetas: ,

MORTE DE UM CAMARADA

O implacável ceifeiro levou ontem do nosso convívio o velho camarada Engenheiro Francisco Jesuíno Ferro, nascido em 2 de Dezembro de 1924. Lutador de sempre ainda nas últimas eleições nos deu a honra de ser candidato nas listas do Partido Nacional Renovador.
A missa será celebrada daqui a pouco, às 15h em Santa Joana a Princesa (na Rua dos Lagares d'El Rei, em Alvalade) seguindo-se o funeral.
Que descanse em paz!

Etiquetas: , ,

HAVERÁ QUE SE LEMBRE E GOSTE?

Nico, eternamente sublime!

Etiquetas: ,

DEPOIS QUEREM QUE ACHEMOS NORMAL...

É sabida a posição desta casa a respeito da "normalidade" dos alternativos sexuais. Mas no tal "Arraial Pride" que hoje a CML patrocina, haverá "olimpíadas de croché" e "duelo das manicuras", querem mesmo que achemos que aquilo é normal e não uma coisa de bicahs desvairadas que querem impor a anormalidade como algo normal?

Etiquetas: ,

ARRAIAL "PRIDE"

Em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, que aparentemente não tem melhor onde gastar o dinheiro dos contribuintes, a ILGA vai realizar um arraial de orgulho da maricaria. A coisa já seria, de per si, suficientemente má mas, para aumentar o horror, o "evento" que hoje terá lugar na Praça do Comércio (a expressão Terreiro do Paço é indigna neste caso...) conta com um "arraialito" dedicado aos mais novos porque querem "celebrar as famílias que já somos" embora haja, ainda, muitas coisas para lutar "como o direito à adopção", declarou o presidente da tal ILGA.
Destaparam a caixa de Pandora, agora aturem-nos e infelizmente, creio, ainda a procissão está a sair do adro...

Etiquetas: ,

25 junho 2010

LEMBRANDO A "GUARDA DE FERRO"

A Antagonista Editora tem no prelo uma obra sobre a relação de Mircea Eliade com a "Guarda de Ferro" de Corneliu Codreanu que tal como a sua Legião possuia seis leis fundamentais:

I - A LEI DA DISCIPLINA: Sê legionário disciplinado, só deste modo sairás vitorioso. Segue o teu chefe tanto na boa como na má fortuna.

II - A LEI DO TRABALHO: Trabalha. Trabalha cada dia. Trabalha com amor. Que a recompensa do trabalho não seja a ganância mas sim a satisfação de ter posto um tijolo para glória da Legião e do florescimento da Pátria.

III - A LEI DO SILÊNCIO: Fala pouco. Fala apenas quando seja necessário. Quanto seja necessário. A tua oratória deve ser a oratória da acção. A tua obra, deixa que sejam os outros que a comentem.

IV - A LEI DA EDUCAÇÃO: Deves converter-te em outro. Em herói. Faz tua escola toda no cuib. Conhece bem a Legião.

V - A LEI DA AJUDA RECÍPROCA: Ajuda o irmão a quem tenha ocorrido uma desgraça. Não o abandones.

VI - A LEI DA HONRA: Caminha somente pela via da honra. Luta e nunca sejas vil. Deixa aos outros as vias da infâmia. É melhor cair lutando no caminho da honra do que vencer por meio da infâmia.

Etiquetas: , , , , , ,

SEXO E PROMISCUÍDADE

Já uma vez lembrei aqui, a propósito da denominada disciplina de "educação sexual", as sábias palavras de D. Luís da Silveira, homem probo e Português de antanho, de que as cousas seu tempo tem, ou seja de que para tudo há um tempo na vida.
Parece que uma denominada Associação para o Planeamento da Família - que creio bem deverá ter como principal objectivo suprimir a natalidade e acabar com a família - já anda a distribuir "kits" de "educação sexual" pelas escolas e consta que são de tal monta que vários pais se mostraram já revoltados.
Face ao calamitoso estado da educação em Portugal parece que alguns querem fazer-nos crer que se trata de assunto capital, como se a juventude de hoje não estivesse bastamente informada sobre o assunto, talvez nem sempre do melhor modo, anuo. Mas parece que a coisa irá até ao 1º Ciclo.
Sabem os deuses que não sou propriamente um moralista mas creio que a sociedade de hoje se aproxima do abismo. A "carnalidade" tomou conta da vida dos jovens (que consoante a situação os educadores pretendem ver como crianças - com os direitos inerentes às mesmas - ou como jovens adultos - nem sempre com as responsabilidades inerentes a tal condição...), torna-se uma obcessão, banalizou-se, o parecer sobrepôs-se, como conceito, ao ser e as escolas, cada vez mais, transformam-se em desfiles de vaidades e montra de oferta sexual ou proto-sexual. Frequentemente tal constatação faz-me ter saudades das escolas do meu tempo, pelo menos não andavamos sempre a tropeçar na tentação e a mostra não seria jamais um centésimo do que é hoje...
Hoje o cenário é lamentável, o estudo - razão de ser primeira na escola - há muito foi relegado para um mísero lugar de pouca importância. O sexo - e com ele a pretendida educação sexual - tornou-se o novo deus das escolas com os seu acólitos, eles imitando "gigolos" de pacotilha e elas tentando cada vez mais aproximar-se do esterrótipo de "lolitas" ou pior... Onde entra aqui a tal "educação sexual", do que já vi proposto até aberrações alternativas dela fazem parte. Sinais dos tempos... Onde está aqui o direito às crianças serem crianças e o meu direito, como pai, a prevenir que o meu filho mais novo de crescer livre de uma escola que lhe ensine que é tão normal um casal de homem/mulher como um "casal" gay?
Qualquer dia começa na infantil...
De facto, como dizia Evola, cada vez mais me encontro de pé num mundo em ruínas...
Existe uma plataforma que se propõe resistir em prol da liberdade de escolha. Eu já aderi e acho que pode valer a pena lutar.
A Plataforma-RN exige a liberdade de escolha nesta matéria. E apela a todos os pais que estudem a questão seriamente porque a felicidade dos seus filhos passa por aqui.

Etiquetas: ,

24 junho 2010

PRISTINA, KABUL, BAGDAD?

Não, não se trata da imagem de nenhuma área problemática distante de nós. Trata-se da imagem da guerra étnica e sobretudo contra a autoridade às nossas portas, um tema que os bem-pensantes, "modernos" e sobretudo politicamente correctos, pretendem ocultar (ou travestir de "problemas sociais"), mas que as imagens e a cada vez maior consciência de muitos Portugueses insiste em desmentir.
No famoso bairro da Bela Vista, às portas de Setúbal, não nas longínquas paragens do Afeganistão, um gang "marcou" um agente da PSP no decurso de uma operação no bairro, já foi ameaçado, já lhe rasgaram os pneus do carro e finalmente de Terça para Quarta-feira, por volta da uma da madrugada atearam-lhe fogo ao carro.
Várias ilações devem ser extraídas e todas serão ditas em linguagem clara para que todos percebam:
1. Em bairros de criminosos, delinquentes e gentalha que não respeita a autoridade as acções devem sempre ser executadas de cara tapada. Parece mal? Admito que sim, mas seguramente proteje a autoridade da escumalha que, como se vê, um vesgo e permissivo sistema judicial e prisional claramente proteje;
2. É tempo de responder à força, não já só com força apenas, mas com força extrema, que faça esta gentalha entender que não são impunes e que a polícia pode, e deve, atirar a matar sem ter que se sujeitar a preencher formulários e sujeita a processos disciplinares;
3. É tempo de inverter a cultura dominante em que os criminosos são "um pobre produto da sociedade (capitalista, presumo...)" e os polícias uns malandros que não respeitam os direitos à diferença.
Basta de hipocrisia e de conversas mansas a respeito de uma criminalidade que não para de crescer e que, ou é eficazmente combatida, ou se alastrará cada vez mais.
Enquanto não houver coragem para estas mudanças continuaremos a ser pasto de criminosos, delinquentes, "jovens" e "gangs".

Etiquetas: , ,

SÓ MESMO CÁ...

Por causa de necessárias obras, necessárias sublinha-se claramente, pretendem encerrar a Biblioteca Nacional, esse fabuloso e tão aprazível local desta nossa magnífica cidade (já sei que alguns não acreditam... mas vão lá e vejam por vocês mesmos...) por um período de 10 (dez) meses. Não pondo em causa as obras, parece-me que uma cuidadosa gestão o pode (e deve) evitar. Se te parece absurda esta decisão, assina a petição em http://www.peticao.com.pt/encerramento-bnp

Etiquetas: ,

23 junho 2010

AS COISAS EM QUE ME METEM...


O meu bom amigo Duarte Branquinho para além de me ter desafiado para membro fundador da associação Terra e Povo em Portugal, "mandou-me" agora guiar a visita a exposição às fabulosas Tapeçarias de Pastrana no Museu Nacional de Arte Antiga, no próximo Domingo.
Sendo certo que o orador não é grande coisa as Tapeçarias são fabulosas, vale a pena ir!

Etiquetas: , , ,

MULTIDÃO AGUARDA ANSIOSA ESTÁTUA DE SÓCRATES

( Uma oportuna sugestão alvitrada por "mail" pelo Vítor Luís)

Etiquetas: ,

UM LIVRO QUE ACONSELHO

A análise a e génese da primeira e indiscutivelmente mais criminosa ideologia totalitária do século passado, o comunismo, foi, após publicação no "blog" do autor, o Prof. Rui Bebiano, vertida em livro sob a designação de "Outubro", momento génese da fantasia igualitária que ceifou milhares de milhões de mortos em todo o mundo.
Vindo de uma sólida formação de esquerda, o autor, desconstroi paraísos míticos e aponta as responsabilidades devidas aos constutores de tal sistema tão frequentemente branqueado, desde logo ao nível das intenções, senão da "praxis".
Uma obra, assumidamente de ensaio e não qualquer pesada abordagem demasiado científica, que tem o mérito de familiarizar o leitor menos conhecedor da história da fantasia bolchevique com os seus principais agentes e com os aspectos de um siatema opressor que gostava de se apresentar como uma fantasia de igualdade e fraternidade.
A não perder!

Etiquetas: , ,

22 junho 2010

A OPOSIÇÃO NACIONAL E OS VESGOS

Temos assistido à descarada manipulação que a esquerda, marxista encenou com a morte do Prémio (ig)Nobel da Literatura, em si mesmo mais uma criação do «aparelho cultural» comunista que já muito antes de 1974 assentou arraiais na Cultura portuguesa.

Nem com a morte do genial Miguel Torga assistimos a tal coisa, para mais agora com o detalhe de se vociferar contra a ausência do Presidente da República no funeral de um escritor que foi politicamente laureado com o Nobel e com o Prémio Camões. Um berreiro de protestos histéricos contra a ausência daquele que promulgou o “casamento” gay de forma a (im)pressionar a opinião publicada, talvez a preparar a entrada de Saramago no Panteão Nacional, dentro de um ano.

Curiosa e coincidentemente, o grupo parlamentar do PS propunha-se apresentar um voto de pesar assinado por doze signatários em 15 do corrente mês. A verdade é que tal moção não foi apresentada à Assembleia da República devido aos abjectos protestos do PC e do BE. Negaram a aprovação da mesma justificando que António Manuel Couto Viana teria combatido «ao lado das tropas nacionalistas, na guerra civil de Espanha».

Assim mesmo, nem mais nem menos. Os farejadores leninistas e trotskistas descobriram – sabe-se lá onde – que Couto Viana «esteve» na guerra civil espanhola. E se o tivesse feito, qual era o problema? Já esqueceram o testemunho de tantos «intelectuais comprometidos», de todos os «lados»?

Ora tendo a guerra civil de Espanha durado de 18 Julho de 1936 a 1 de Abril de 1939 e António Manuel Couto Viana nascido a 24 de Janeiro de 1923, a pergunta que a Oposição Nacional faz é esta: como conseguiu o adolescente português participar no conflito armado do país vizinho com a idade de 13 ou 16 anos?

De salientar o silêncio cumplice do PSD e do CDS/PP sobre esta questão. Igualmente o do candidato à Presidência da República, o poeta Manuel Alegre, conhecido por Manuel de Argel que afirma bem alto que «nem a ele nem à cultura o calam». Pois, o Alegre, tristemente calou-se muito caladinho como se nada fosse com ele nem com os seus amigalhaços do PC e do BE.

Ficámos assim: para um traidor que defendia o Iberismo, sai Prémio Camões e luto nacional. Para Couto Viana, o silêncio por razões sectárias e não literárias!

Tenham vergonha, seus ignorantes!

Etiquetas: , , ,

DAQUI A POUCO, NAS BANCAS...

O fartar vilanagem dos gastos com os "meninos de ouro" da bola, a incontornável vuvuzela, o estadão do funeral do "nabiça daninha" (=saramago) os desejos de controle do vosso Sócrates mas sobretudo a sentida e merecida homenagem ao nosso muito querido António Manuel Couto Viana.
Tudo para ler, já daqui a bocado...

Etiquetas: ,

BARALHADO...

(Fonte: "Correio da Manhã", 19.06.2010, p. 38)
Apesar da explicação politicamente correcta que ontem aqui vos deixei, mas que como hão-de ter entendido considero uma absoluta imbecilidade, fiquei preplexo ante esta notícia do "Correio da Manhã" então não é que parece que a conhecida raça luxemburguesa ameaçou os de raça portuguesa residentes naquele Grão-Ducado...

Etiquetas: , ,

21 junho 2010

GRATIDÃO E RECONHECIMENTO

Aos atentos amigos e camaradas da Legião Vertical, que me honraram com a oferta dos três últimos números do seu notável (em qualidade gráfica e conteúdo) Boletim Evoliano, aqui fica o público testemunho do meu sincero agradecimento e profundo apreço.
Nunca é demais evocar o radicalismo tradicionalista do Barão de Evola situado na contra-corrente de um "progressismo", "moderno", destruidor e abastardante e preseverar na busca da "Idade de Ouro". Entre nós, devido ao notável labor de um punhado de militantes (na mais plena e pura acepção da palavra), o legado de Evola é relembrado e mantido honrado ao culto que lhe é devido e guardada a exigência de rectidão moral obrigatória aos seus seguidores.
Nas minhas manias de historiador (e aqui e além bibliófilo) resta-me pedir o envio dos restantes números para completar a colecção (pelos quais, eveidentemente, desejo pagar) que, volto a sublinhar reproduz com fidelidade e rigor a mensagem de Julius Evola aliada a um crescente cuidado gráfico nem sempre cuidado nestas relações editoriais mais sensoriais e emotivas do que comerciais. Parabéns, pois, também por esse aspecto que não foi descuidado e empresta á divulgação de Evola algo que lhe é inerente: a busca da excelência!
Nestes tempos de crise e profunda destruição, material e moral, nunca será demais atentar (e meditar) nas sábias palavras do insígne filósofo romano:
Uma única coisa deve importar ao Homem: permanecer de pé entre as ruínas!

Etiquetas: , ,

ATENÇÃO

Com o estado de graça de hoje até Sexta atenção às manobras do governo. Ninguém daria por elas...

Etiquetas: ,

O DIA MAIS LONGO DO ANO

Dia de grande festa, por exemplo, na Letónia.

Etiquetas: ,

A BABEL... TAMBÉM NOS CONCEITOS

Racismo é uma forma de discriminação das pessoas devido a motivos raciais, cor da pele ou outras características físicas dos mesmos [eu bem digo que quando me "ofendem" como careca estão a praticar racismo...], de modo a que umas se consideram superiores a outras.

Xenofobia (do grego ξένος - xeno = extranjero e φοβία - fobia = temor) é uma forma de discriminação que consiste no temor ao estrangeiro, como sinal de algo diferente e que se pode manifestar de muitos modos, evidentemente, também, de modo violento.
Devo dizer que senti objectivamente xenofobia, quando estive em Kaliningrado em 2008 mas, evidentemente não racismo... mas isso sou eu que devo ser "coca-bichinhos" dos conceitos...

Coisas, como se vê, absolutamente diferentes, acontece porém que no triunfo da imbelização e amálgama de conceitos há uns anos a denominada "Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial", aprovada pela Assembleia-geral da Organização das Nações Unidas em 21 de Dezembro de 1965 fizeram equivaler os conceitos, que pretendem sejam uma e a mesma coisa. Esqueceram-se foi de decretar que se abolisse a etimologia e queimassem os dicionários...

Etiquetas: , ,

PORTUGAL, PORTUGUÊS?

Ontem, por volta da hora do jantar, na Costa de Caparica onde moro, se me esquecesse por momentos de onde estava, julgaria estar na Barra da Tijuca...

Etiquetas: ,

20 junho 2010

A MORTE DE UM HERÓI

Tomei hoje conhecimento que faleceu na passada Sexta-feira, dia 18 de Junho, em Toul (Meurthe-et-Moselle), localidade que o viu nascer em 14 de Fevereiro de 1916 em plena 1ª Grande Guerra, o Tenente-General (General de Corpo de Exército) Marcel Bigeard.
Homem notável, herói de gerações (entre as quais a minha), foi incorporado em 1936, como soldado, por mérito em 1939 era já sargento e em 1940, oficial sub-alterno. Preso nesse ano pelos alemães é levado para campo de prisioneiros de onde se evade, juntando-se às forças da denominada França Livre no Norte de África. Em 1943 é já tenente e em 1944, após treino no Reino Unido é lançado de paraquedas com a missão de coordenar a resistência na zona dos Pirenéus atingindo no final da guerra o posto de capitão.
Herói da guerra da Indochina, onde já major, em 1952 comanda o 6º Batalhão Paraquedista Colonial. Em 1954 na sequência do comportamento na batalha de Den Bien Phu é promovido a tenente-coronel.
A guerra da Argélia (1954-1962) apanha-o já coronel e no comando do 3º Regimento Parquedista Colonial onde, uma vez mais, demosntra as suas inegáveis qualidades militares.
Em 1967 é promovido a brigadeiro e colocado como responsável das forças no Senegal.
Autor de obra notável no domínio da contra-guerrilha era o oficial mais condecorado do exército francês. Entre as suas condecorações encontram-se a Grã-Cruz da Legião de Honra, a Cruz de Guerra de 1939-1945, a Cruz de Guerra dos Teatros de Operações Exteriores, a Cruz de Valor Militar, a Medalha da Resistência, a Cruz de Combatente, a Medalha de Ferimentos (cinco ferimentos), a Ordem de Serviços Distintos do Reino Unido, Comandante da Legião de Mérito dos Estados unidos, Grande Oficial do Mérito do Senegal, Grande Oficial de Mérito do Tongo, Grande Oficial de Mérito das Comores, Grande Oficial de Mérito Saudita, Comendador da Ordem do Mérito Nacional da Mauritânia, Comendador do Dragão de Annam, Comendador do Mérito Centro-Africano, Oficial do Milhão de Elefantes do Laos, entre diversas outras medalhas comemorativas e Legionário Honorário de 1ª Classe.
Morre pois um herói e referência para tantos de nós! Paz à sua alma.

Etiquetas: ,

NA SUAVE GUERRA CONTRA O POVO


Vão deixar-nos assim... Já falta pouco!

Etiquetas: ,

19 junho 2010

EU FUI...

Não, não se trata da bacocada do denominado "Rock in Rio - Lisboa", mas sim da minha ida ontem ao Museu Nacional de Arte Antiga para visitar a absolutamente imperdível e deslumbrante exposição que apresenta, pela primeira vez ao público português, as famosas quatro tapeçarias, ditas de Pastrana, património nacional que, por artes misteriosas e nunca bem apuradas foram parar a Espanha onde, infelizmente, ainda se encontram.
Foi, devo confessar-vos, um absoluto momento de êxtase, por diversas razões. Primeiro, porque o conjunto é deslumbrante e único (na época, como sabem, apenas se faziam tapeçarias sobre heróis míticos ou mitológicos e/ou de temas religiosos), segundo, devido à minha admiração pelo soberano "Africano" e finalmente porque me dediquei, academicamente, ao estudo da emblemática pessoal do Rei que possuí, nestas tapeçarias uma das suas fontes primárias.
aqui discordei da designação da denominação da exposição, muito ao gosto "moderno", porquanto D. Afonso V dificilmente precisaria de inventar uma glória que todos na Europa lhe reconheciam, mas sabendo como é sempre mais fácil dizer mal do que fazer tentarei, ante a magnificência do que está exposto (e só isso bastaria), alinhavar algumas considerações menos positivas, mas creio que justas, sobre a exposição. O espaço de observação é exíguo para duas das tapeçarias - Desembarque e Tomada - sendo certo que em nenhum museu (excepto, eventualmente, um construído de raiz para peças de tal dimensão) tal tarefa seria fácil; o percurso expositivo, uma vez que, ao subir a escada, o visitante se depara com a fabulosa tapeçaria do Cerco (seguramente a mais conhecida e bela, mas segunda do conjunto) é confuso, o que o leva o visitante a ter que voltar atrás para seguir o percurso da história, pois é disso - a história da conquista de Arzila - que tratam as três tapeçarias, na realidade, ao visitante que não conheça as peças (que creio bem sejam uma significativa maioria) não é sugerido qualquer percurso de visita o que pode dificultar o entendimento global.
Acompanha a exposição a edição de um catálogo de elevadíssima qualidade gráfica e preço consonante (30 €) mas absolutamente normal para publicações análogas. De qualquer modo, independentemente da escolha de um historiador espanhol para fazer o enquadramento da história das conquistas de D. Afonso V e da total ausência de um estudo da emblemática do soberano (a sua famosa empresa) cremos que este catálogo (cuja primeira apreciação não resulta ainda da atenta leitura) será de leitura e consulta obrigatória para qualquer trabalho sobre a política africana e/ou emblemática de D. Afonso V.
Vão, pois, ao MNAA que vale, absolutamente, a pena.

Etiquetas: , ,

QUAL A CONSEQUÊNCIA

da bendita Comissão Parlamentar de Inquérito ter apurado que Sócrates mentiu? A resposta, que não óbvia, é que todos calculamos: nenhuma. mas entretem-se o pagode e os deputados...

Etiquetas: ,

18 junho 2010

NÃO VOU FINGIR...


que fiquei desolado mas tenho que vos informar que morreu o vosso amigo, e prémio Nobel, José Saramago.

Etiquetas: ,

UMA "JUSTIÇA"...

Cega, cada vez mais prostituída, enfeudada aos poderes políticos e sujeita aos modismos de uma civilização que, a galope, caminha para a decadência irreversível... É este o trágico quadro de uma "justiça" na qual o cidadão comum não se revê, com razão acrescento eu...
Foi noticiado esta semana que o proceso por difamação contra o dirigente do "SOS racismo" (essa tenebrosa organização, grilo falante de um racismo que para eles é sempre unívoco), o meu dilecto "amigo" José Falcão, intreposta pelo Partido Nacional Renovador, foi arquivada. Na realidade parece que o Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa, decidiu (na Quarta-feira dia 16 do corrente) não pronunciar José Falcão, pelo crime de ofensa agravada a organismo, serviço ou pessoa colectiva pelo qual tinha sido acusado pelo PNR.
Recordo que, em Abril de 2008, José Falcão, deu uma entrevista na qual declarou: «O PNR não é um partido político que se conseguiu legalizar como os outros partidos políticos, e que acolhe no seu seio assassinos, energúmenos, criminosos traficantes e gente que odeia tudo o que é diferente.». na altura, e bem parece-nos, o Ministério Público decidiu acompanhar a queixa do PNR. Agora, porém, o TIC de Lisboa proferiu despacho de não pronúncia. Ou seja, aquele douto tribunal entendeu que as acusações feitas a José Falcão não tinham qualquer fundamento legal "uma vez que o teor das suas declarações não configura nenhum crime. Entendeu o tribunal que José Falcão proferiu afirmações verdadeiras ou, pelo menos, que as reputava por verdadeiras", refere-se no comunicado do "SOS racismo".
É, óbvio, que o PNR ainda poderá recorrer mas, pessoalmente, nesta justiça vesga, cega e pejada de esquerdalhos não creio que possa daí resultar nenhuma decisão justa. Na "justiça" que temos a maior parte das decisões parece estar condicionada por cartilhas que nada têm de ligação à JUSTIÇA. Querem apostar que fora o Presidente do PNR a dizer que a associação "SOS racismo" (de, sublinho uma vez mais, sentido único) acolhe no seu seio energúmenos, traficantes (muito provavelmente criminosos, ou mesmo assassinos, mas a isso só as pulsões sentimentais - agora politicamente correctas - do Falcão podem explicar o que, realmente, se passou há uns anos na Rua da Palma...) e gente com ódio a tudo o que é igual e estaria metido numa camisa de sete varas?
Mas, enfim, a associação do energúmeno Falcão (é pelo menos essa a minha convicção da verdade!) acha que se fez justiça. Antes assim, que a justiça vesga aproveite a alguém... Porque a mim "criminoso, energúmeno, assassino, traficante e odiosa criatura" não me incomoda. Haja paciência para esta gentalha...

Etiquetas: , , ,

AS AVENTURAS DE BALISTA

Já foi editado entre nós, pela Civilização Editora, o segundo livro da saga do "Guerreiro de Roma", com sub-título "O Rei dos Reis" (o primeiro denominado "Fogo a Oriente", emprestado pelo meu bom amigo Paulo Estrela, cativou-me no Verão passado e inóculou-me o "vírus" com que, entretando contaminei o meu igualmente amigo Duarte Branquinho e que já o passou a outros, ao que sei). O autor, o Professor Harry Sidebottom (professor do Lincoln College da Universidade de Oxford), que conhecia das andanças da história militar romana (de que é reputado especialista), escreve com uma vivacidade e pormenor que ninguém deixa indiferente. São livros daqueles que, atestando a sua qualidade, não se conseguem deixar de ler. Esse é, porventura, o maior elogio que um livro pode conhecer.
Da sinópse do livro, que entre nós custa 16,99 € , lê-se:
"256 d. C. O fantasma da traição paira como um presságio sobre o Império Romano. A chama do fervor cristão espalhou-se pelo Império como um incêndio e, nos círculos do poder, há intrigas de homens perigosos e poderosos. Entretanto, as forças sassânidas pressionam sem tréguas a fronteira oriental. O destemido general Balista regressa à corte imperial da cidade arruinada de
Arete… e descobre que há quem prefira vê-lo morto. De um momento para o outro, Balista vê-se envolvido numa rede de intriga e fanatismo religioso… e a sua coragem e lealdade a Roma e ao imperador serão postas à prova. O Guerreiro de Roma está de volta.".
O sucesso, tal como o anterior, parece, pois, estar garantido.

Etiquetas: , ,

17 junho 2010

AVISO ÚTIL

Caras Amigas e Amigos
Independentemente do respeito que possam, ou não, merecer as opiniões e modos de vida de cada um, a minha consciência dita-me que vos faça a seguinte advertência, a partir de agora, ao preencherem qualquer questionário ou ficha ou ao serem inquiridos sobre o vosso estado civil, devem passar a acrescentar :
Estado civil : Casado com uma mulher ou casado com homem
Para que tudo fique bem esclarecido e não haja confusões...

Etiquetas:

O FILME DA SELECÇÃO

"SUNDAY BLOODY SUNDAY"

A minha música favorita dos U2 em homenagem às vítimas do massacre de 30 de Janeiro de 1972.

Etiquetas: , , , ,

"BLOODY SUNDAY FOI CRIME!

30 de Janeiro de 1972, uma manifestação pacífica a favor dos direitos civis e contra o governo ocupante, na zona de Bogside, na cidade de Derry (Irlanda do Norte) é disolvida pelo 1º Batalhão do Regimento de Paraquedistas do exército britânico. Da despropositada demonstração de força resultaram 14 mortos e 26 feridos. Foi o famoso "Domingo Sangrento" (em gaélico Domhnach na Fola ou "Bloody Sunday" em Inglês). Das iniciais treze vitimas mortais (uma faleceu de ferimentos alguns meses depois), seis eram menores de idade, todas estavam desarmadas e cinco delas foram alvejadas pelas costas.

Pacificamente os manifestantes protestavam contra a política do governo unionista de prender sumariamente os suspeitos de actos terroristas, política dirigida contra o Exército Republicano Irlandês (IRA), organização que desde 1970 lutava pela separação da Irlanda do Norte da Grã-Bretanha com vista à posterior integração na República da Irlanda. Ironicamente após o "Domingo Sangrento", o IRA ganhou um crescente número de jovens voluntários, tornando-se ainda mais forte.


As investigações realizadas pelo Governo britânico no rescaldo do evento, ilibaram em grande parte os soldados britânicos e as autoridades da responsabilidade, mas foi sempre considerado por muitos como um mero branquamento. O inquérito Saville, criado em 1998 para analisar os acontecimentos (presidida por Lord Saville de Newdigate), apresentou o seu relatório final: as conclusões foram as há muito esperadas tratou-se de um bárbaro crime "injustificado e injustificável" e o governo britânico já pediu publicamente desculpas.


Felizmente ainda há países onde as investigações funcionam, doa a quem doer...

Etiquetas: , ,

16 junho 2010

DE NOVO O SANTO CONDESTÁVEL

A Sociedade Histórica da Independência de Portugal, inaugura amanhã uma exposição alusiva ao Santo Condestável com obras da autoria de Mestre Carlos Alberto Santos e da artista plástica, e minha amiga, Gabriela Marques da Costa.
Nunca é demais exaltar a figura do Santo Condestável pelo que se saúda esta iniciativa que peca apenas pela péssima e tardia divulgação.

Etiquetas: , , , ,

OLÉ, OLÉ, OLÉ...

La España se fué...

Etiquetas: ,

AS PRESIDÊNCIAIS...

Confessei aqui ontem a minha virgindade em matéria de presidenciais, o que é absolutamente verdade. Monárquico (legitimista ou tradicionalista, como preferirem), nunca senti a pulsão de votar nestas eleições, mesmo ante o coro constante de suplica dos circundantes, insígnes advogados do mal menor (sempre tão activos no nosso país), e que, não raras vezes, conseguiam lobrigar um candidato "de direita" onde eu apenas via mais do mesmo. Matizes e aparências em vez de essência, nada mais. Mau feitio meu, seguramente. Quero lá saber de males menores. Ou excelência ou ralé, cada vez mais me convenço que os meios termos, e meias-tintas são o pasto dos mediocres. Irra, que com a idade fico cada vez "pior". Como diz o meu queridíssimo amigo e camarada José Carlos, "não ganhei todas as vezes que lutei, mas deixei de ganhar todas as vezes que não lutei", sábias palavras nas quais cada vez mais, todos, devemos meditar.
Voltando aos presidentes, na generalidade acheio-os todos maus e, sobretudo, representantes de um regime no qual me não revejo, minimamente e que, comprovadamente, sai mais caro que a Monarquia.
Vem esta arenga a propósito da anunciada candidatura do meu amigo e camarada José Pinto-Coelho, na qual, esclareço (aliás já aqui o declarei) o acompanharei, sem crença nem convicção é certo, mas isso, sabe-o ele também, advém da nossa comum opção de regime.
Ontem "O Diabo", numa curta pergunta, questionava-o se não se tornaria numa espécie de Garcia Pereira da "direita" que a tudo se candidata sem nunca ganhar uma eleição. Internamente, no seio do PNR, alertei para esse excesso de exposição, advoguei outra solução que não colheu, agora é seguir em frente. Agora o Zé esclarece que, uma vez mais, o propósito de candidatura é dar a conhecer a alternativa Nacionalista, arriscar sempre e mais, combater. Ao menos não é como os outros e não se arma (coisa impossível de atingir) em presidente de todos os portugueses... Igualmente não se furta ao combate, posição de tantos notáveis de "direita" que querem empurrar para o mais elevado magistério da Nação.
Não será o ideal? Seguramente que não! É aquele que se disponibilizou para o combate e que urge apoiar.

Etiquetas: , , , , ,

O SEU A SEU DONO

Com frequência vejo publicada uma fotografia do meu camarada e amigo José Pinto-Coelho, da minha autoria, em diversos órgãos de comunicação social, ontem uma vez mais apareceu n' O Diabo. É gratificante que a mesma seja apreciada, eu próprio gosto bastante dela, e pareceu-me importante deixar aqui a autoria que ninguém indica e muito menos paga...
Aqui a reproduzo, sem enquadramentos e informo que foi tirada na manifestação do 10 de Junho de 2007 no Largo de Camões.

Etiquetas: ,

15 junho 2010

PARA OS QUE FICARAM SURPREENDIDOS


Com a prestação de "Portugal", apresento-vos o vencedor do "Grupo G". Vão ver...

Etiquetas: ,

ESTRANHO...

Acho que dentro de, aproximadamente, 30 minutos o "Brasil B" vai parar Portugal. Porque será?

Etiquetas:

EU VIRGEM ME CONFESSO

Absolutamente virgem nesta coisa de eleições presidênciais, não fora a minha austera e miguelista costela monárquica, temo bem que, com a candidatura do meu camarada e amigo José Pinto-Coelho venha a perder tal estatuto que tanto me orgulhava!
Agora mais a sério, é necessário o empenho de todos para que a candidatura vá avante. Informações aqui.

Etiquetas: ,

AO M.N.A.A.

Alheio às polémicas que vêm marcando a sua direcção, o Museu Nacional de Arte Antiga apresenta-nos uma exposição - de 12 de Junho a 12 de Setembro - que, sem mesmo a ter ainda visitado, me parece notável, embora com alguma reserva quanto ao título (modernaço, como convém...) A Invenção da Glória. D. Afonso V e as Tapeçarias de Pastrana, como se a glória africana do Rei D. Afonso V carecesse de ser "inventada".
É a primeira vez, que as quatro Tapeçarias encomendadas por D. Afonso V em Tournai (na Flandres), quatro enormes panos de armar com quatro metros de altura e 10 de largura, são expostas entre nós. Foi este o modo pelo qual, D. Afonso V entendeu legar para a posteridade uma imagem dos seus sucessos de 1471 em Arzila e Tânger.
Não se sabe com pormenor como é que os quatro panos saíram do país. Produzidas nas oficinas flamengas no último quartel do século XV, terão chegado provavelmente apenas no reinado de D. João II, e em 1532, poucas décadas depois de terem sido feitas, aparecem em Espanha, no inventário dos bens dos duques do Infantado". Por estes foram cedidas posteriormente à Colegiada de Pastrana (de onde lhes advem o nome), onde permaneceram desde então. Notáveis peças, esquecidas pelo mundo até que, no início do século XX, os historiadores José de Figueiredo e Reynaldo dos Santos as "encontraram" em Pastrana.
Pormenor, relativamente desconhecido, mas importante o de Salazar ter tentado a sua devolução a Portugal o que não foi conseguido logrando-se apenas a realização das cópias que se encontram no Paço Ducal de Guimarães.

Etiquetas: , , ,

OS SALVADORES...

À hora que vos deixo a capa d'"O Diabo" de hoje, que revela os putativos salvadores de Portugal, ainda não li a edição do dia. Não gosto de falar muito antes de ler mas aquela de colocar, por exemplo, o homem do pântano (vulgo Guterres) entre os nossos salvadores não deixa de ter a sua graça. Há dias assim em que nem "O Diabo" acerta...

Etiquetas: , , ,

14 junho 2010

TOMAR

São sempre lindas e fabulosas as cidades da nossa infância... Não sendo um axioma é para mim absolutamente verdadeiro.

Etiquetas: , ,

PORTUGAL DOS PEQUENITOS

Duas amigas que muito prezo, "teimaram" comigo no passado dia 10 de Junho sobre a correcta e oficial designação do Portugal dos Pequenitos, frequentemente assassinado com um lamentável, quase bárbaro, "Portugal dos Pequeninos".
Ambas da minha geração deveriam saber que o magistral espaço criado em boa hora pela Fundação Bissaya Barreto em Coimbra jamais poderia ser "dos Pequeninos", uma vez que se destinava a dar uma leitura e conhecimento de um Portugal maior, não um Portugal dos pequeninos (com este que agora temos...), aos pequenitos, carinhosa e deliciosa expressão com que eram tratados os mais jovens nos tempos de antanho.
Aqui fica a imagem da entrada para que não subsistam quaisquer dúvidas e atrás a ligação para o sítio daquele fabuloso espaço que, por muitas vezes que lá vá, não para de me surpreender, deliciar e fazer sonhar com outros tempos bem melhores do que aqueles que vivemos.

Etiquetas: ,

"VOX POPULI"

Ontem no "Notícias Magazine" (p . 18), como entendo, e subscrevo, o que escreve, cheia de razão, a leitora Sofia Pina.

Etiquetas: ,

A IMPLOSÃO?

O resultado das eleições de ontem são bem o espelho da realidade belga. A norte, na Flandres, área mais desenvolvida do país, a direita independentista do N-VA foi maioritária, no sul francófono, mais pobre, a esquerda socialista venceu. Poder-se-ia dizer que é a habitual pobreza socialista…

Os resultados, até agora absolutamente inconclusivos quanto à decisão sobre a formação de governo, deixam adivinha uma longa luta pelo poder nas próximas semanas, senão meses (sete…) como aconteceu nas últimas eleições de 2007. Constitucionalmente o primeiro-ministro que for designado pelo rei para formar um governo, terá que incluir partidos de ambas as comunidades, flamenga e valã.

Os resultados finais confirmam o Partido da Nova Aliança flamenga (N-VA) com 28,3% dos votos, como maior partido do país um partido independentista que garantiu 27 dos 150 assentos parlamentares.

Não obstante alguns resultados relevantes do “Vlams Belang” no passado (e indiscutivelmente da sua sólida sementeira ideológica que outros colheram...), esta é a primeira vez que um movimento nacionalista flamengo, que abertamente defende a independência da Flandres e a desintegração da Bélgica, bate os chamados partidos tradicionais. Ao todo, os partidos que (de modo mais aberto ou dissimulado) defendem a independência da Flandres conquistaram perto de 45 por cento do eleitorado flamengo o que sem dúvida não prenuncia nada de bom, conforme aqui tinha dito há uns tempos, ao frágil, ao cada vez mais frágil, reino de Alberto que, a partir de hoje, terá a árdua tarefa de iniciar uma ronda com os políticos com vista à formação do governo.
As assimetrias entre a área da Flandres e da Valónia são evidentes e tal levou o vencedor e líder da aliança flamenga, Bart De Wever, que classificou os resultados como extraordinários, a apelar aos francófonos para fazerem um país que funcione. De Wever exortou a uma efectiva mudança na Bélgica embora tenha declarado que “não pretende declarar a independência da Flandres da noite para o dia, mas não deixando de crer numa evolução gradual”, ou seja, ainda que a independência Flandres não seja a sua reivindicação imediata é evidente que deseja o fim da Bélgica a termo.

Etiquetas: , , ,

QUEREM MESMO VIVER JUNTOS...?

Os resultados, quase finais (cortesia do "le Monde"), antes de quaisquer comentários.




Etiquetas: ,

13 junho 2010

TOMAR TEMPLÁRIA

Também através de um sugestivo boneco da Lego /memória de juventude e transmissão à descendência). É onde me podem encontrar hoje.

Etiquetas: ,

12 junho 2010

MEMÓRIA

Uma das claras recordações do meu avô paterno é a de que começava a leitura dos diários (na altura ainda divididos entre matutinos e vespertinos) pela página da necrologia. Miúdo, pensava eu que raio de interesse isto terá, como que questionando a prática do meu avô. Não deixa de ser curioso que hoje, quer por influência familiar, quer apenas por estar numa idade onde a necrologia já faz todo o sentido, dou por mim a fazer exactamente a mesma coisa, sendo a primeira página que abro. A idade, infelizmente, leva-nos a encontrar aí os amigos que nos vão deixando.
Hoje fui confrontado com a notícia da morte, no passado dia 6 do Embaixador Dário Moreira de Castro Alves, antigo embaixador do Brasil no nosso país, que fazia o favor de ser meu amigo.
Confesso que, nas múltiplas actividades em véspera do 10 de Junho, não dei por tal notícia que a todos nos deixa mais pobres dada a franca amizade por nós, e nosso país, uma vastíssima cultura lusíada e um apego ao torrão lusitano que, tantas vezes, nos fazia esquecer estarmos perante alguém que fora embaixador em Portugal de um país estrangeiro. Deixa-nos um grande senhor e um dedicado amigo.

Etiquetas: ,

ENTRE...

A sugestão de Cavaco e o estado das bolsas dos portugueses...

Etiquetas: ,

11 junho 2010

É NO QUE DÁ

Com as modernidades do vosso Sócrates só podia dar nisto...
Sob fogo das munições da modernidade em que o "casamento" da moda é aquele entre pessoas do mesmo sexo, que ainda não foi tornado obrigatório, mas lá chegaremos..., as noivas - normais - tornaram-se um bem precioso, crescentemente escasso, alvo de disputa e, sujeito às restritas leis da procura, progressivamente mais caro, como sempre acontece nos mercados sujeitos à famosa lei divulgada por Adam Smith na sua "Riqueza das Nações" (1776), mas que creio ter sido usada pela primeira vez por James Denham-Steuart, no seu "Inquiry into the Principles of Political Economy" (em 1767). Segundo Adam Smith, a procura pode ser influenciada por vários aspectos, como: o gosto do consumidor (cada vez menos preferem as mulheres); a relação entre o preço do bem – quanto maior oferta, menor será a procura; a relação do seu preço com o preço de bens substitutos (ex.: o preço das noivas e das "noivas"); a relação do seu preço e o poder de compra do consumidor, sabendo-se que os modernos e ricos preferem, cada vez mais, as "noivas".
É assim neste mundo de economia global e esse bem restrito - as noivas de verdade - já cobram 5 mil euros para casar que, neste tirania fiscal, não devem ser dedutíveis...

Etiquetas: , , , ,

OBJECTIVO - PRESIDENCIAIS 2011

10 junho 2010

PRESIDENTE DA REPÚBLICA



Na praça de Camões, em Lisboa, José Pinto Coelho, acaba de anunciar que será o candidato da área nacional, se preferirem, da Direita às próximas eleições presidênciais.
Sou, como sabem, monárquico, mas com este candidato nas próximas eleições acho que quebro a minha abstinência e vou lá "botar o voto".
Este é o Zé que vale a pena. Não esqueçam!
Para mais informações consultar o sítio de candidatura aqui.

Etiquetas: , ,

LOGO, CONTO CONVOSCO!


Etiquetas:

09 junho 2010

PARTIU O NOSSO POETA...

Nenhuma notícia poderia ser pior na véspera de um 10 de Junho que ele tanto amava. Morreu ontem o nosso António Manuel Couto Viana.
Paz à sua alma!
Lembrá-lo só é possível através de um dos seus magistrais poemas.

É preciso ficar aqui, entre os destroços,
E cinzelar a pedra e recompor a flor.
É preciso lançar no vazio dos ossos
A semente do amor.

É preciso ficar aqui, entre os caídos,
E desmontar o medo e construir o pão.
É preciso expulsar dos cegos dias idos
A insónia da prisão.

É preciso ficar aqui, entre os escombros,
E libertar a pomba e partilhar a luz.
É preciso arrastar, pausa a pausa, nos ombros,
A ascensão de uma cruz.

É preciso ficar aqui, entre as ruínas,
E aferir a balança e tecer linho e lã.
É preciso o jardim a envolver as oficinas:
É preciso amanhã.

in “Nado Nada”, 1977.

Etiquetas: ,

"POLÍTICOS" É QUE DEVEM PAGAR

Lembram-se da negociata com a fabulosa "Liscont", onde se descobriu estavam bastos amigalhaços socialistas? Recordam-se como tal negócio, empobrecendo-nos a todos, enchia generosamente os bolsos de alguns?
Pois bem, o movimento de cidadãos que contestou aquela ampliação do terminal, que conduziria a uma inominável muralha de contentores junto ao rio Tejo, e que logrou que o parlamento revogasse tal aberração manifestamente contrária, por diversas ordens de razões, ao interesse público, insiste agora que ao abrigo da "lei da responsabilização civil" sejam os ineptos e corruptos políticos envolvidos na negociata - e não todos nós - a pagarem as eventuais indemnizações decorrentes do contrato revogado aquela empresa.
Pode ser que se os ineptos e corruptos governantes que temos tido forem responsabilizados, desde logo monetariamente, pelas imbecilidades que praticam que, num futuro próximo, arrepiem caminho.
Haja esperança e aplauda-se a iniciativa.

Etiquetas: , ,

08 junho 2010

QUE ME DESCULPEM OS MEUS LEITORES

Mas não consigo sentir grande emoção por esta selecção do "Brasil- B" que este nosso país leva ao mundial nas paragens sul-africanas. Que hei-de fazer? Apesar de tudo acho que sou eu que estou certo e eles errados, afinal quando se enche uma "Selecção Nacional" de "portugueses" de papel e que o são por mera conveniência desportiva é lícito que os portugueses se afastem da selecção que deveria ser a sua.
Como pode um estrangeiro, tornado português por decreto, vibrar com as nossas cores, hino e outros símbolos? Não pode é evidente! Como podemos rever-nos numa selecção que importa engeitados das suas próprias selecções e fingirmos ter um grande orgulho na selecção "nacional"? Dificilmente, parece-me...
Acresce que neste campeonato inventaram uma idiotice, horrível espécie de corneta, demoníaca que dá pelo nome de "vuvuzela" com que se chateia o semelhante mais próximo. Como qualquer imbecilidade logo medrou no nosso país... Protegendo os meus compatriotas deixo-vos apenas o conselho de que não as comprem em segunda mão... é que nunca se sabe...

Etiquetas: ,

POBRE PAÍS

Quando a aberração abre todos os telejornais que mais podemos esperar deste pobre e gasto Portugal?

Etiquetas: ,

10 DE JUNHO N'"O DIABO"

"O Diabo" não poderia deixar de dar natural destaque ás cerimónias do 10 de Junho junto ao monumento aos Combatentes. Lá estaremos!

Etiquetas: ,

07 junho 2010

CURIOSIDADE FUTEBOLÍSTICA

Ouviram os luso-descendentes na África do Sul, na reportagem ontem transmitida pela SIC, a lamentarem-se da selecção com "naturalizados"? Pois é, meus amigos é o sangue que conta e não o solo...

Etiquetas: ,

POUPANÇA?

O CDS-PP apresentou uma proposta para que os membros do nosso par(a)lamento viajassem em turística (tal como qualquer um - ou pelo menos a larga maioria - de nós...) poupando-se, assim, uns larguíssimos milhares ao contribuinte.
Porém, o tenebroso, centrão composto pela farinha do mesmo saco - PS e PSD - só aceitaram a sugestão para viagens com duração até 3 horas, acima disso não. São os custos das mordomias, perdão, queria dizer democracia...

Etiquetas: , , , ,

QUE MISÉRIA...

Hoje deve ser um grande dia para Portugal: celebra-se, oficialmente o primeiro "casamento" gay. Que miséria...

Etiquetas: ,

06 junho 2010

NÃO VOS LEMBRA NADA???

Uma vez mais os impagáveis Monty Phyton

Etiquetas: , ,

05 junho 2010

LORETTA...




Ou a mais fabulosa resposta às delirantes e hilariantes ideias do Bloco e do PS. Filme marcante do meu imaginário, "A Vida de Brian" já aqui revisitada a propósito de análogo tema, relata, neste excerto, o desejo de um homem em ser mulher, a ter bébés e a não poder ser oprimido por tal desejo.

Neste tempo em que forças políticas, presumidas como sérias, propõe a mudança do nome no Bilhete de Identidade, mesmo sem a operação cirúrgica para mudança de apêndices, só mesmo o "nonsense" e o humor dos geniais Monty Phyton nos pode valer, não faltando mesmo um "transexofóbico" (existirá?), John Cleese, muito pouco "moderno" mas carregadinho de razão...

Ainda bem que este filme foi estreado em 1979, calhando hoje em dia, tal como no filme, os Monty Phython arriscariam a ser apedrejados num qualquer par(a)lamento super "moderno", o português, por exemplo...

Etiquetas: , , ,

04 junho 2010

UMA FABULOSA LIÇÃO DE LATIM

Na pesquisa para um postal que colocarei amanhã, tropecei nos impagáveis Monty Python e nesta fabulosa lição de Latim, com métodos daqueles que cada vez mais vão sendo necessários.

Assim, se gostam dos Monty Phyton e da sua mordaz crítica a muitos dos disparates que hoje se vão fazendo, não percam amanhã que, garanto-vos, vai valer a pena...

Etiquetas: ,

BEM SEI...

Bem sei... Que muitos dos meus prezados leitores desvalorizarão o jornalismo algo sensacionalista praticado pelo "Correio da Manhã", é, de certa maneira, uma posição "elitista" assumida por muitos.
É um género de que se gosta ou não. A verdade, porém, é que esse tipo de jornalismo existe porque há, infelizmente, permanentemente notícias para o municiarem. Se assim não fosse o "CM" tornar-se-ia um respeitável prontuário de "opinion makers" sempre crentes que são lidos, e considerados, e que podemos (e devemos) fazer fé no que dizem... Muitos deles, pagos por isso, tendo que escrever, literalmente "a metro".
Mas a verdade, dizia, é que a realidade não deixa de o ser, independentemente das grandes locubrações intelectuais e, das duas uma, ou não se refere (ou esconde-se) ou refere-se de modo que seja imediatamente inteligível.
É o caso da capa de hoje que mostram a miséria a que este pobre país chegou: "Criança devolvida a pai violador" e "INEM corta nos meios de socorro". São apenas dois exemplos, tristes, da realidade que outros consideram de somenos importância. Quanto aos assuntos em si, será necessário mais algum comentário?

Etiquetas: , , ,

03 junho 2010

MORREU JOÃO AGUIAR

Morreu hoje, em Lisboa, vítima desse malfadado cancro, João Casimiro Namorado de Aguiar, nascido na mesma cidade a 28 de Outubro de 1943, mais conhecido pelo nome literário de João Aguiar.
Era o meu autor contemporâneo português favorito. Senhor de uma escrita irrepreensível, dotado de uma imaginação bem estribada na história de imediato cativava os leitores. A mim conquistou-me, arrebatadamente, logo ao primeiro "A Voz dos Deuses", um fabuloso romance sobre um imaginário companheiro de Viriato. Escreveu mais de duas dezenas de romances e criou duas séries de televisão destinadas ao público mais jovem.
As letras portuguesas ficam mais pobres e Portugal perde um autor de grande mérito (embora nunca devidamente reconhecido). À família enlutada os sentidos pesâmes deste leitor atento que assim também perde uma parte de si.

Etiquetas: , ,