31 maio 2012

INEPTOCRACIA...

cada vez mais estas "democracias" são, na realidade, Ineptocracias. Haja quem promova a urgente versão  portuguesa porque a realidade já lá está estampada...

Etiquetas: ,

DA TRINCHEIRA 58

30 maio 2012

EU VOU!!!

Fica já garantido!

Etiquetas: ,

NO DIA DA VISITA DOS PRÍNCIPES ESPANHÓIS...

Convirá não esquecer que Olivença por eles continua ocupada... Do vetusto Diário de Notícias uma velha tira do Sam (23.04.1981) que parodiava as intenções do Almirante Pinheiro de Azevedo... Ele lá tinha razão, parece que o cavalheirismo espanhol jamais chegará a Olivença...

Etiquetas: ,

29 maio 2012

HOJE É TERÇA-FEIRA!

Etiquetas:

A CÁFILA PESTILENTA...


Então mas aquilo não serve para a auto-melhoramento, iluminação e outras tretas?

Etiquetas: ,

28 maio 2012

OH TEMPO VOLTA PR'A TRÁS...


Há 86 anos o herói das campanhas de pacificação em África, na Índia e ainda da Grande Guerra, General Gomes da Costa, punha fim aos desmandos e desordem que a hoje tão idolatrada república instaurara em 5 de Outubro de 1910 e punha em marcha a Revolução Nacional (nota: esta imagem retrata a entrada triunfal do chefe do pronunciamento em Lisboa em 6 de Junho).

Etiquetas: , ,

27 maio 2012

SINAIS DOS TEMPOS...

Quando a Antropologia (a única entenda-de, a "física") não era uma ciência desclassificada, o fácies de certas criaturas o afastaria de qualquer cargo proeminente. Nestes novos tempos, politicamente correctos e modernos, qualquer tendeiro chega aos lugares de destaque que bem sabemos. E o resultado é o que conhecemos. Parece cruel? Talvez o seja, mas certeiro! Aldrabices, compadrios, intromissões, pressões, mentiras e sinistras ligações infelizmente fazem parte desta pobre república...

Etiquetas: ,

26 maio 2012

CONFERÊNCIA SOBRE A ÁGUA

Etiquetas: , ,

25 maio 2012

AUSTERIDADE E CORTES? SÓ PARA NÓS...

Hoje no  "Correio da Manhã":
Como mais uma vez se demonstra os sacrifícios são só para nós. Os "Senhores" continuam à grande. Mas parece que estas gorduras não incomodam a "troika" e enquanto houver Portugueses para roubar através dos impostos a coisa lá vai correndo...


Etiquetas: ,

24 maio 2012

ÚLTIMOS DIAS...

Para ir a São Roque e ver o notável restauro da Capela de São João Baptista. Notável e a não perder. Os amantes da Heráldica ainda podem contar com uma notável surpresa...

Etiquetas: , , ,

EXEMPLOS...

A rainha de Espanha declinou um convite da soberana Isabel II, no âmbito das celebrações do seu jubileu de coronamento, o motivo foi o do litígio entre os dois países sobre Gibraltar...
Só por cá, os bananas que nos (des)governam (pretéritos e presentes) nunca perdem uma ocasião para ir passear a Espanha ou obsequiar os governantes (e soberanos) vizinhos com as mais altas distinções, esquecendo vergonhosamente o esbulho de Olivença.
É assim mais um eloquente exemplo sa superioridade monárquica sobre a republicana...

Etiquetas: , , , , ,

23 maio 2012

DA TRINCHEIRA 57

Etiquetas: , ,

22 maio 2012

O CALVÁRIO FISCAL....

Os meus leitores mais atentos sabem que, com razoável frequência, reclamo da situação tributária em Portugal e particularmente a que me afecta concretamente (como aliás à grande maioria dos portugueses). Sinto-me roubado todos os meses e, para cúmulo em dada altura do ano, ainda recebo mais uma talega. Dirão alguns: "é porque recebe bem!". Esta afirmação, para o panorama do nosso país é absolutamente verdadeira, porém, empregado por conta de outrém quase nada posso deduzir (e para o ano será pior...) e o Estado infere que o que comprovada e legitimamente gastei é rendimento disponível e taxa-me sobre o que não já não tenho, tornando o mês após as férias estivais num verdadeiro tormento... Creio que a grande maioria dos Portugueses está familiarizada com a justeza deste imposto.
Quando o IRS começou, apresentado como simplificador do então Imposto Complementar, percebi de imediato da sua justeza. Nesse ano, para além do que já me haviam roubado mensalmente, paguei quase 300 contos, em contrapartida um colega professor (que era profissionalmente advogado) e que acabara de comprar um Mercedes (eu só poderia comprar então um de brincar...) recebeu 275 contos de reembolso. A partir desse momento, como vos disse, percebi logo quão justo era o novo imposto.
Vem tudo isto a propósito de uma notícia surgida não há muitos dias no Correio da Manhã. Informava o jornal que há menos ricos a pagar impostos e que a grande fatia dos mesmos é obtida à custa da classe média, ela própria em acelerada via de extinção... As famílias milionárias vão "desaparecendo" e a cobrança diminui... embora todos vejamos em tantos os sinaios evidentes da ostentação. O "mexilhão", como diz o aforismo é que...
Neste país é sempre assim. Quem tem bons advogados evita a justiça e quem tem bons e aututos contabilistas os impostos...
 

Etiquetas: , ,

ARQUEOLOGIA EM LISBOA


A cidade de Lisboa encerra, ainda, muitos segredos arqueológicos. Na actual Praça D. Luís I (ao lado do Mercado da Ribeira) foram descobertos os impressionantes vestígios de um estaleiro naval. 

Etiquetas: ,

HOJE É TERÇA!

Etiquetas:

21 maio 2012

MUDANÇA NA SÉRVIA!

O novo Presidente é Tomislav Nicolic. Daqui lhe enviamos os sinceros parabéns!

Etiquetas: ,

20 maio 2012

BRIOSA!

Depois da decepção de ontem na final da Champions, hoje a Briosa não falhou e fez história.

Etiquetas: ,

18 maio 2012

AMANHÃ EM BARCELONA!

17 maio 2012

UMA NOTA DO DIA

Em serviço pela Baixa de Lisboa, onde raramente me desloco, logo pela manhã na esplanada da "Suiça" topo o meu velho amigo Pedro Ayres de Magalhães. Sento-me naturalmente, acompanho-o no seu pequeno-almço  e longamente conversamos temas de 32 anos de amizade e de uma vida vivida em conjunto a 120 à hora durante longos anos da nossa vida.
Claro que quando se chega a esta idade, para além do muito em comum, dos comuns encantos e desencantos, as tretas de saúde já sempre acabam por vir à baila... faz parte da coisa.
De qualquer dos modos dexo-vos uma notícia o regresso dos Heróis do Mar esteve por um fio... mas parece-me que não será desta. Para tristeza de muitos de nós.
Já os Madredeus estão melhores que nunca. Afirma-o quem sabe: o alma pater!
Foi bom estar à conversa com este velho e grande amigo!

Etiquetas: ,

16 maio 2012

DA TRINCHEIRA 56

15 maio 2012

PORQUE HOJE É O DIA DELE...

Etiquetas:

14 maio 2012

ONTEM...

Na Feira do Livro de Lisboa o vosso primeiro-ministro foi largamente vaiado. Será por aqueles que não reconhecem as amplas possibilidades na situação de desemprego?

Etiquetas: ,

11 maio 2012

COMO O AZEITE...

A verdade acaba por vir ao cimo...

Etiquetas: ,

AMANHÃ PARA QUEM POSSA...

Esta interessantíssima conferência em Barcelona. Recordo que por cá o tema foi, não há muito tempo, tratado pelo meu compadre José Luís Andrade, num artigo denominado inserto na Lusíada. História 3, "Guernica. O mito e a realidade".
Gostaria de assistir!

Etiquetas: , , , ,

10 maio 2012

DESDE OS TEMPOS DA SECESSÃO...

Que simpatizo com a Carolina do Norte. A partir de ontem ainda mais.
Numa emenda constitucional ontem aprovada com 61% dos votos , este Estado dos EUA, proibiu o "casamento" (que é apenas reconhecido entre homem e mulher) homossexual e a respectiva união, juntando-se assim a 28 outros Estados que o proibem.
Hoje apetece mesmo trautear, "I wish I was in Dixieland...."

Etiquetas: , , ,

COISAS DE OUTROS TEMPOS...

Brasão de Armas do Imperador austríaco, como o Grão-Duque da Vojvodina Sérvia (Ducado da Sérvia). Desenho de Dragomir Acovic.

Etiquetas: , ,

09 maio 2012

PARA HOJE, SÓ ESTES...

Athletic Bilbau!

Etiquetas: ,

DA TRINCHEIRA 55

08 maio 2012

SOBRE A SUBIDA DA AURORA DOURADA

deixemos falar quem sabe....


Etiquetas: , , , ,

POMBA ROMANA...


E outras mais fotografias de Acacio Luis Friera no seu "blog" Street & Spain'Situations. A visitar e já, obviamente, na coluna da direita!

Etiquetas: ,

PORQUE HOJE É TERÇA...

Etiquetas:

07 maio 2012

EM MARCHA PARA A GRANDE SÉRVIA...

O Partido Radical Sérvio (em sérvio Српска радикална странка ou Srpska radikalna stranka - SRS), embora longe da maioria no parlamento de Belgrado, logrou com os seus 24,1% tornar-se o partido mais votado e, sobretudo, passar do 30 para os actuais 73 assentos.
Aos nossos camaradas nacionalistas de Belgrado (que rapidamente serão alvo de um verdadeiro cordão sanitário) os mais sinceros parabéns e os desejos de que Tomislav Nikolić consiga levar avante alguns dos seus estandartes, para bem da Sérvia que não é necessariamente o mesmo que satisfazer os intentos da União Europeia.
É caso para dizer a Grande Sérvia está em marcha...

Etiquetas: , , , ,

06 maio 2012

ONDE MAIS PODERIA SER?

(infelizmente em muitos mais locais já muitos lados...) Na famosa Cova da Moura sempre visitada pelos políticos bem pensantes, defensores da impossível integração (não se pode integrar quem luta contra a própria noção de integração...), ontem à noite cem criaturas receberam à pedrada a PSP que pelas 5h30 da madrugada - após alertados para tal - tentaram por cobro a uma "festa" africana. Nessa porção invadida de Portugal (onde a lei e as forças da ordem são desconhecidas), o ataque determinou a solicitação de reforços e ferimentos em vários agentes da autoridade.
Presentes a Tribunal cinco energúmenos (já referenciados por furto, tráfico de droga e agressões a agentes da autoridade), foram postos em liberdade...
Palavras para quê, qundo a justiça não serve a JUSTIÇA não há nada a fazer...

Etiquetas: , , , ,

05 maio 2012

UM TRAFULHA...

O vosso sempre diligente Ricardo Sá Fernandes, advogado de toda a sorte e cáfila de trafulhas, acusou esta semana os juízes da 9ª secção do Tribunal da Relação de Lisboa de complacência com a corrupção.
"É vergonhoso", afirmou, após saber que foi condenado por gravação ilícita de uma conversa com o empresário da Bragaparques.
O que é espantoso é que este advogado, sempre tão solícito a esgrimir toda a sorte de questões processuais na defesa dos que representa, indigna-se agora pela sua condenação por algo que costuma criticar aos demais.
Aqui sempre se defendeu que a substância é sempre mais importante que a forma em direito. Não é essa, porém, a atitude habitual do causídico, sempre hábil a recorrer a todas as formas para cobrir a substância, excepto, ao que parece, eu causa própria...
Só quando o fogo chega ao fundo das calças é que...


Etiquetas: ,

04 maio 2012

CRUZ DE GUERRA

Para todos os interessados na História de Portugal em geral, da Falerística em particular e muito especialmente da nossa Cruz de Guerra, tão do meu agrado pessoal. Aqui fica a informação sobre este interessantíssimo "blog" temático do meu jovem amigo e confrade Tiago Flôr que, evidentemente, já se encontra na famosa coluna da direita.
Vale a pena passar por lá.

Etiquetas: ,

03 maio 2012

EL SILENCIO DE LA VERDAD



Já no ar... e, claro, na coluna da direita.
 

Etiquetas: ,

DA TRINCHEIRA 54

01 maio 2012

HOJE, EM SETÚBAL!