30 dezembro 2012

A TODOS OS PREZADOS LEITORES UM FELIZ...

Cá continuaremos, neste trabalho menos "moderno" do que as redes "sociais" a denunciar os abusos do sistema, português e internacional.
Aos que visitam este espaço os desejos de um óptimo 2013, sempre mais esclarecido...

Etiquetas:

28 dezembro 2012

UMA HOMENAGEM A D. AFONSO HENRIQUES

Um antigo aluno meu, hoje já Professor doutorado, e que faz o favor de ser meu amigo. Meteu mãos a uma tarefa notável.Parecendo-lhe que a maioria da estatuária do nosso primeiro Rei era demasiado estástica (e repetitiva), buscou um escultor, que lhe desse garantias de fidedignidade e de seguir o seu idealizado modelo, e encomendou uma escultura de D. Afonso Henriques. Da escultura fez-se o molde e deste, apenas umas restritas dezenas de cópias em marfinite (mas que os dotes, e imaginação, de quem quiser, podem transformar livremente). Teve a amabilidade de me oferecer uma pelo Natal (para além da amizade deve ser pelo tanto que me ouviu louvá-lo - a D. Afonso Henriques - nas aulas de História Política e Diplomática de Portugal em que foi meu aluno na sua licenciatura em Relações Internacionais) e posso dizer-vos que é uma peça absolutamente notável, rica e cuidadosa em detalhes, rigorosa na interpretação e com uma boa .dimensão (ultrapassa os 40 cm. de altura) e peso. Trata-se de uma peça que não hesito em recomendar a quantos cultivam ainda o gosto das coisas pátrias e os maiores heróis da sua história, entre os quais, indubitavelmente o Rei Conquistador, tem um lugar especial reservado.
Como se trata de uma produção privada e, como se disse, muito ,e não tendo esta casa qualquer comissão, além da amizade (o que não é pouco) do seu criador, os eventuais interessados devem escrever ao mesmo quer seja para o justamente felicitar, quer seja para encomendar uma destas notáveis peças. Os contactos devem ser feitos para Paulo Bessa.
Daqui se manda, naturalmente, ao Paulo um imenso abraço de parabéns por esta meritória iniciativa.

Etiquetas: ,

27 dezembro 2012

DA TRINCHEIRA 89

Etiquetas: ,

26 dezembro 2012

PORTUGAL E A GUERRA CIVIL DE ESPANHA

É o título da mais recente revista "Visão História" (n.º 18 de Dezembro de 2012), tema interessante e escolha que se saúda, saudando-se, ainda, no quase estagnado panorama de periódicos históricos existente no nosso país, a própria existência desta publicação que vai teimando na divulgação de temas (nem sempre de igual importância) de divulgação histórica.Acabei de a comprar, não me vou, pois, pronunciar soebre a qualidade dos artigos da mesma...Espero, porém, que a história da carochinha da luta do bem contra o mal, e de como no lado republicano vigorava o mais amplo voluntarismo e boas intenções contra a obrigatorieda e carácter tenebroso das opções nacionalistas possa, no mínimo, esbater-se. Seria já um bom, e descomplexado, contributo para um período tão ideologicamente marcado da história dos dois Estados da península.

Etiquetas: , , ,

EXCEPCIONALMENTE É APENAS HOJE ...



o dia d' "O Diabo".

Etiquetas:

25 dezembro 2012

CELEBRAR O NATAL

Nesta Europa das "tolerâncias" (leia-se prostituída), crescentemente "multicultural" (leia-se submetida ás imposições dos invasores de outros credos e cultura), a celebração do multi-secular Natal é cada vez mais um acto de resistencia cultural e político.
A todos os leitores, pois, um
SANTO NATAL!

Etiquetas: ,

22 dezembro 2012

PARA OS MEUS LEITORES EUROPEUS

Etiquetas:

21 dezembro 2012

ANDO-ME A PREVENIR PARA A QUEDA DO EURO

Etiquetas: ,

20 dezembro 2012

UMA BOA INICIATIVA DO PNR

Etiquetas:

19 dezembro 2012

DA TRINCHEIRA 88

18 dezembro 2012

"OLHÓ DIABO"

Etiquetas:

17 dezembro 2012

AMANHÃ ÀS 15!

Com a participação de vários heróis da Guerra de África. A não perder!

Etiquetas: ,

16 dezembro 2012

A EVOLUÇÃO PORTUGUESA... EM "DEMOCRACIA"

Etiquetas:

15 dezembro 2012

RACISMO, POIS CLARO...

Neste nosso mundo tenebroso tudo o que é feito por brancos cai, de imediato, sob a alçada dos censores do poíticamente correcto...
A tenista dinamarquesa Caroline Wozniacki - ao que leio conhecida por ser particularmente brincalhona e bem-disposta - resolveu  durante um jogo de exibição contra Maria Sharapova, em São Paulo, colocar umas toalhas no peito e rabo imitando, assim, os volumosos atributos da sua colega Serena Williams (de quem, ao que leio, é amiga), atleta que é conhecida igualmente pelas suas pouco ortodoxas aparições no "court".
Mas o que, desde logo na própria Serena, seria considerado como uma brincadeira, e não obstante ter levado ao rubro o complexo desportivo de Ibirapuera, foi, no caso da dinamarquesa (que tem o "azar" de ser loira...), classifiacado como um inapropriado acto de racismo pois "quando uma mulher branca brinca com o corpo de uma mulher negra [o inverso nunca é condenado, nem sequer merecedor de reparos, como é público e notório...], especialmente de uma maneira que o hipersexualiza com o estereótipo dos traseiros avantajados das mulheres negras, é racista". Deve ser mais uma das rúbricas do terrível "fardo do homem branco"... Lançado o anátema, falta só a condenação, talvez sob a forma de irradiação dos circuitos mundiais... ou eventualmente uma prisão que tranquilizaria os censores bem-pensantes...
Não há, de facto, paciência para estas merdas e crescente censura politicamentecorrecta...

Etiquetas: ,

HOJE EM BARCELONA

14 dezembro 2012

MORREU O PROFESSOR GONÇALVES DE PROENÇA

É com profundo pesar que este blogue comunica a morte ocorrida  hoje, em Lisboa, na sequência de complicações causadas por um acidente doméstico do Senhor Professor Doutor José João Gonçalves de Proença que, de entre um vastíssimo curriculo, foi Ministro das Corporações e Previdência Social entre 1961 e 1970 e um dos maiores impulsionadores da Universidade Livre e do restrito grupo de fundadores da Universidade Lusíada.


O corpo estará em câmara ardente na capela da nossa Universidade a partir de amanhã, Sábado (15.12) pelas 12h00 onde será celebrada missa pelas 21h00.
Parte um querido amigo, dedicado, a quem desejamos o merecido repouso em paz.

Etiquetas: , ,

DA TRINCHEIRA 87

13 dezembro 2012

HONRA E DEVER

12 dezembro 2012

UM LIVRO - PARA HOJE!

Etiquetas: , ,

11 dezembro 2012

HOJE É DIA D' "O DIABO"

Etiquetas:

10 dezembro 2012

PARA AMANHÃ - AOS INTERESSADOS

Etiquetas: ,

07 dezembro 2012

PARA AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES...

Uma vez que os que lá estão não riscam nada... mas vale que seja tudo clarinho...

Etiquetas: ,

06 dezembro 2012

MAIS UMA...

Apenas mais uma eloquente imagem de como a história é contada pelos vencedores (e aliados destes). O terrorista Ramush Haradinaj é vitoriado como heróis pouco importando as mãos criminosas manchadas de sangue sérvio...
Ocasião para lembrar, face à farsa que vem sendo a actuação do Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia, a famosa declaração de Hermann Goering (nessa outra farsa que  foram os Julgamentos de Nuremberga) “O vencedor será sempre o juiz e o derrotado o acusado”.

Etiquetas: , , , , ,

UM LOUVOR CÁ PARA O RAPAZ...

Devo ser muito mais inteligente que o filósofo cá da praça... Eu nunca tive quaiquer ilusões e sempre vaticinei que isto ia acontecer, mesmo quando os horizontes eram os mais radiosos e sorridentes...
Venha de lá, pois, o merecido prémio...

Etiquetas: , ,

05 dezembro 2012

DA TRINCHEIRA 86

04 dezembro 2012

HOJE É TERÇA!

Etiquetas:

03 dezembro 2012

TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL PARA A EX JUGOSLÁVIA, A FARSA! - Међународни кривични трибунал за бившу Југославију - фарса

O abjecto e vesgo tribunal de Haia ilibou, no final da passada semana, Ramush Haradinaj (um ex-comandante da organização terrorista "Exército de Libertação do Kosovo"), e dois dos seus subordinados (Idriz Balaj e Lahi Brahimaj), de crimes de guerra durante o conflito militar com a Sérvia. Os três eram acusados de tortura e assassinato de sérvios e mesmo de ciganos e albaneses considerados colaboracionistas com os sérvios, no decurso das acções para o controle do Kosovo ocidental.

Já em 2008, Haradinaj e os outros co-réus haviam sido absolvidos, mas posteriormente o tribunal admitiu que as testemunhas haviam sido intimidadas, revertendo a absolvição. Quatro anos mais tarde foram absolvidos pela segunda vez...

O Presidente sérvio, Tomislav Nikolic denunciou esta decisão, afirmando que "o combustível do separatismo, é um duro golpe para os esforços para estabelecer a paz na região, anulando quaisquer esforços de normalização entre Belgrado e Pristina e contribuindo para o euro-ceticismo entre o povo sérvio".

Absolvição de Haradinaj é apenas mais uma, na longa lista de casos, em que o TPIJ negou a aplicação de sentença a acusados de crimes de guerra contra sérvios durante a guerra que se seguiu desintegração da ex-Jugoslávia, em 1990.

Ainda recentemente o TPIJ absolveu o croata Ante Gotovina de crimes de guerra contra os sérvios, não obstante, em Abril do ano passado, ter sido considerado culpado em oito das nove acusações contra si e condenado a 24 anos de prisão…

Como afirmou o analista político Aleksandar Pavic, "Haia ri-se na cara da Sérvia com esta absolvição”.

Torna-se cada vez mais evidente que este “tribunal” é uma entidade meramente anti-sérvia e não um credível tribunal para julgar crimes de guerra que aconteceram de ambos os lados. Como aliás, desde a fundação destas instituições (tribunais penais internacionais), sempre vem acontecendo…

Criado em 1993, quando os EUA mandavam no mundo, foi concebido especificamente para julgar os sérvios, para garantir que estes, na perspectiva “ocidental” eram necessariamente considerados culpados do início de todas as guerras na região… Algo que, como facilmente se constata, está muito afastado do conceito de justiça…

Etiquetas: , ,

01 dezembro 2012

VIVA A RESTAURAÇÃO! VIVA PORTUGAL!