16 outubro 2006

OS INGÉNUOS? (OU OUTRA COISA PIOR...)

Já no passado dia 8, com a argúcia habitual o amigo Manuel Abrantes, no seu Estado Novo, falara, a propósito da ingénua/trágica experiência de Vila do Rei num postal elucidativamente chamado "A Montanha Pariu um Rato".
Alguns dias passados encontro na imprensa bem-pensante a seguinte prosa.
ENGANOS. Lembram-se de umas famílias brasileiras que a presidente da Câmara de Vila do Rei, Irene Barata, convidou para viverem no concelho, combatendo a desertificação? Parecia uma boa medida, mas não foi. Alguns dos cidadãos brasileiros já se foram embora e outros ameaçam fazê-lo. Portugal gosta de gente que se deixe explorar.
("Notícias Sábado", nº 40, 14.10.06, p. 8)
Na realidade só ingénuos (ou coisa pior...) poderiam crer que o combate à desertificação passaria pelo gesto "altruísta" - a referida "boa medida -, de uma qualquer barata, que importava brasileiros para o seu concelho. O cerne da questão, como os Nacionalistas não se cansaram de bradar, era mesmo uma cruel exploração de mão de obra barata e iludida., daquele tipo que os globalizadores gostam de mascarar com gestos bonitos.
Mas como sempre mais vale cair em graça que ser engraçado...

2 Comments:

Blogger Vítor Ramalho said...

A imigração deve ser vista como uma arma do capital.

segunda-feira, 16 outubro, 2006  
Blogger Nacionalista said...

Eu acho um piadão aos imigracionistas que se "escandalizam" com a exploração dos imigrantes... como se eles não soubessem que a imigração é isso mesmo, a exploração da miséria alheia!

terça-feira, 17 outubro, 2006  

Enviar um comentário

<< Home