31 julho 2007

TOMÁS DE TORQUEMADA

Por vezes compro o que não devo, é garantido... Nem sempre acertamos, é igualmente garantido... Comprei este livro sobre Torquemada (Manuel BARRIOS. 2007. Torquemada. Inquisidor e Herege. Lisboa: Guerra e Paz, Editores), esperando que, não obstante ser escrito por um jornalista, conseguisse manter o propósito de expor o que está factualmente provado.
Todavia, ao longo das primeiras 78 páginas se manifestou um exagerado filo-semitismo que nestes só vê virtudes e nos demais (tese tão característica aos "eleitos" - sempre grafados com maiúscula...) todos os malefícios do mundo.
Remeti-o não a uma qualquer pira purificadora mas a uma remota prateleira depois de chegar ao ponto onde se encontra esta pérola (p. 78):
"Se tivessemos que dividir toda a História da Civilização em quatro grandes Eras, cada uma delas representada pela sua personagem mais influente e decisiva, é axiomático (sublinhado nosso) que teríamos de mencionar Jesus Cristo (enquanto homem), Karl Marx, Sigmund Freud e Albert Eistein: os quatro judeus (...) é a consequência de pertencer ao Povo Eleito".
Desculpem mas depois desta tirada mais não consigo. Reconheço algum anti-semitismo meu, mas se tivesse que escrever um ensaio sobre o assunto evitaria, no mínimo, as adjectivações... Mas realmente tão assumido filo-semitismo maniqueísta impede-me de terminar a obra.

Etiquetas: , , , ,

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Se quiseres vender por um bom preço até te posso comprar, ou então trocamos , tenho aqui bons livros em casa. História de humanidade(muito bom), uma biografia de ricardo coração-de-leão e saladino(Excelente), um relato da primeira cruzada, mas sinceramente não sei se será muito correcto trocar livros.

Olha seja o que for..

um abraço

quarta-feira, 01 agosto, 2007  
Blogger Flávio Gonçalves said...

Remeta-o para Guillaume Faye, pode ser que ele lhe envie em troca o seu último livro.

sábado, 04 agosto, 2007  

Enviar um comentário

<< Home