21 janeiro 2009

NUNCA É DEMAIS LEMBRAR OLIVENÇA

Nota informativa divulgada pelo GAO:
Encontrando-se novamente o Presidente do Governo de Espanha e o Primeiro-ministro de Portugal, na XXIV Cimeira Luso-Espanhola, em Zamora, a Direcção do Grupo dos Amigos de Olivença lembra e faz notar o seguinte:
A Questão de Olivença, inquestionavelmente presente na realidade política luso-espanhola, continua por resolver, não reconhecendo Portugal a soberania de Espanha sobre o território e considerando este, de jure, português.
Cada dia que passa torna mais premente que a Questão de Olivença, constituindo factor de desconfiança e reserva que continua a prejudicar o relacionamento entre os dois Estados, com reflexos em áreas relevantes da política bilateral, seja inscrita - com natural frontalidade e sem subterfúgios - na agenda diplomática luso-espanhola.
Nas circunstâncias actuais, em que Portugal e Espanha se inscrevem nos mesmos espaços e alianças, com salutar colaboração em vastas áreas, estão afastadas as razões que tradicionalmente impediram que o assunto fosse discutido de forma adequada e nos precisos termos da Legalidade e do Direito Internacional.
O Grupo dos Amigos de Olivença, com a legitimidade que lhe conferem 71 anos na defesa da portugalidade da Terra das Oliveiras, a pugnar pelo seu reencontro com Portugal, desafia os Governantes dos dois Estados - e, especialmente, o Primeiro-ministro português - a darem início a conversações que, no respeito pela História, pela Cultura e pelo Direito, conduzam à solução justa do litígio.
O Grupo dos Amigos de Olivença, dando voz a tantos portugueses, a tantos oliventinos, apela ao Governo de Portugal para que tome a iniciativa de sustentar sem tibiezas os direitos de Portugal e espera que o Governo de Espanha se disponha a respeitar o Direito Internacional.


OLIVENÇA, TERRA PORTUGUESA!
VIVA OLIVENÇA PORTUGUESA!

Etiquetas: ,

2 Comments:

Blogger Vítor Ramalho said...

O Rádio Clube do Centro faz questão de ouvir a minha opinião sobre uma série de assuntos. Mais ou menos de quinze em quinze dias promove o fórum de debate. Desta feita o tema em análise era a Cimeira Europeia. Para além de tecer algumas considerações sobre o que deve ser a relação entre nações, tive o cuidado de lembrar Olivença.

quinta-feira, 22 janeiro, 2009  
Blogger Humberto Nuno de Oliveira said...

Boa Vitor, esse "kime" está sempre perfeito!!!

quinta-feira, 22 janeiro, 2009  

Enviar um comentário

<< Home