03 maio 2010

A BÉLGICA POR UM FIO...

A imagem que ilustra este postal é, porventura, a única imagem possível de uma Bélgica forte. Que me perdoem os meus amigos belgas mas a Bélgica é uma aberração. Criação artificial que não respeitou as profundas diferenças históricas, culturais e linguísticas e sobretudo as enormes clivagens e tensões entre flamengos e francófonos. Fruto de uma revolução - em 1830 - na ressaca da euforia napoleónica, e após a ocupação do território por diversas potências, a Bélgica, é uma criação artificial que, desde a sua génese, vem lutando para se constituir como um Estado unido que nunca será.
O seu relativo sucesso, de 1830 até hoje, medeiam, mesmo assim, cento e oitenta anos - e pelo meio um glorioso passado colonial (como estado-tampão é certo, mas mesmo assim...) -, foi apenas possível devido à instituição monárquica. Fora uma república e há muitos anos que a Bélgica já teria implodido.
Embora creia que, tal como determina o preceito de juramento do "Rei dos Belgas", "manter a independência nacional e a integridade do território", Alberto II tentará cumprir o seu juramento, eventualmente, o seu próximo aniversário poderá não estar muito longe de assistir ao fim do Estado que, com manifesto sacrifício, vem procurando manter unido. Mas os asnseios e vozes dissonantes são cada vez mais claros e audíveis.
Estaremos prestes a assistir ao fim da Bélgica?

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger Nuno Castelo-Branco said...

Possível, mas improvável.

segunda-feira, 03 maio, 2010  

Enviar um comentário

<< Home