10 maio 2010

MORREU O "FIFAS"

Fui surpreendido, ontem no "Diário de Notícias", pela notícia de que morreu (na passada Sexta-feira dia 7 de Maio) o Professor Frederico Lúcio de Valsassina Heitor, mais conhecido como Frederico Valsassina ou ainda mais, por todos nós Valsassinas, como "Fifas", o nosso Director "Fifas", como carinhosamente, entre um misto de temor e amizade, lhe chamávamos.
Conheci-o em 1971, quando entrei, pela mão do meu pai (nasceram no mesmo ano, 1930), seu amigo das andanças do voleibol, no Colégio pela primeira vez, de lá saí sete anos passados, em 1978, fazendo lá o ciclo preparatório e todo o liceu. Bons anos que me marcarão para sempre.
Ninguém que tenha passado pelo Colégio pode dizer que não o marcou. Era uma pessoa extraordinária, que a todos nos conhecia pelos nomes (a mim especialmente pois o meu pai - como os tempos eram diferentes - a primeira coisa que lhe disse à minha frente foi: "chega-lhe se for preciso..."), sabia das aulas que teríamos e sempre se prontificava para uma aula de susbstituição de Matemática, na eventualidade (rara) de haver algum furo...
Tinhamos-lhe um enorme respeito e uma amizade genuína e profunda. O Colégio, fruto do carisma do seu Director era como um prolongamento da família e nunca faltavam as ocasiões para confraternização, nem mesmo quando sózinho com o Prof. Nuno Barros nos davam (à famosa e campeã equipa do Colégio) abadas de voleibol onde perdíamos carradas de pastéis de nata... Quem sentiu aquelas mãos não as esquece, no vólei ou em situações sempre justas em que um tabefe vinha bem a propósito.
Obrigado "Fifas" por tudo o que fizeste por nós e até sempre...

Etiquetas: , ,