06 abril 2006

AUSCHWITZ, SOBIBOR, BIRKENAU…?

Não!!! Alemanha 1947. Foto de um alemão (publicada pelo “The Guardian”), cujo único “crime” foi ser Nacional-Socialista, internado num dos centros de tortura secretos do Reino Unido na Alemanha do pós-guerra.
Cada vez mais me parece mais confusa a história sobre a bondade dos bons e a maldade dos “maus”…
Claro que as bondosas autoridades britânicas tudo fizeram para afastar estas fotos do público, ao que parece as mesmas revelam métodos idênticos aos campos de concentração do regime anterior. Como dizia o notório anglófilo: “e esta hein?”.
Não haverá aí umas compensações a pagar aos alemães, ou só certos estados podem viver delas???

Etiquetas: ,

8 Comments:

Blogger Humberto Nuno de Oliveira said...

Ai não caro pantera???
A história é o que dela fazem os vencedores...ou será mais justo matar judeus do que nazis? Ou o inverso?
Talvez não saiba quantos milhões de alemães morreram no pós-guerra...e já agora se quiser adivinhar em que década fechou o último campo de concentração para alemães...
Vae victis, diziam os romanos...

quinta-feira, 06 abril, 2006  
Blogger C said...

Caro Pantera,

Sugiro já agora que visite uma antiga prisão (do pós-guerra) da STASI (polícia política da República "Democrática" Alemã), nos arredorres de Berlim (oriental). Garanto-lhe que terá uma excelente visita, pois é guiada pelos próprios ex-reclusos (que para muitos o único crime era tão simplesmente a de não acreditar na comunagem), histórias em primeiríssima pessoa...

quinta-feira, 06 abril, 2006  
Blogger Humberto Nuno de Oliveira said...

Aos "cuidados" dos aliados morreram no pós-guerra um número (não exactamente apurado) superior a 5 milhões de alemães (obviamente não a maior parte de tortura...mas como diria o propagandeado M. Rebelo de Sousa a respeito do "Holocausto" "100 ou 6.000.000 é indiferente"...desde logo não pelos pagamentos a que Alemanha, Áustria, Hungria...são obrigadas).
E meu caro pantera o últmo campo de concentração para alemães fechou bem dentro da década de 60...espantoso??? Talvez não...
Cumprimentos

quinta-feira, 06 abril, 2006  
Blogger C said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

quinta-feira, 06 abril, 2006  
Blogger C said...

Caro Pantera,

Falando então dos aliados "bons", se calhar o que aconteceu aos prisioneiros alemães do Eixo (para não falar no bombardeamento de Dresden), é que estes não tinham matéria/informação de interesse para troca. Troca essa para a liberdade. (vd. http://en.wikipedia.org/wiki/Unit_731 ) "A História é escrita pelos vencedores" e segundo os interesses destes vencedores coisas como a coerência nunca fizeram parte do seu discurso.
Como já dizia o meu Prof. "Não há almoços grátis".

quinta-feira, 06 abril, 2006  
Blogger Humberto Nuno de Oliveira said...

Os números exactos são infelizmente desconhecidos. Não este campo de Bad Nenndorf foi mesmo britânico e o "reconvertido" Dachau, americano. Só dois exemplos. Não creia, meu amigo, que os seus "bons" estão assim tão isentos de culpas...
Claro que não tão eficazes como o Stalin (embora os americanos tenham vasta experiência na eliminação dos peles-vermelhas com o engenhoso método de distribuição de cobertores contaminados com a bactéria do tifo...engenhoso... e os comparsas ingleses nos campos de concentração ppara boers, enfim, tudo boa gente).

sexta-feira, 07 abril, 2006  
Blogger C said...

Caro Pantera,

Respondo-lhe já agora em termos económicos, sabe que a I GG e a II GG, foi dos maiores negócios dos EUA.
Desde o desenvolvimento da ciência, novas tecnologias, indústria de armamento, entre outros.
Os EUA, com uma economia de rastos saidinhos de 1929, veja se dentro de uma década se não recuperaram o fôlego económico, com algumas políticas keynesianas com grandes apostas no "esforço" de guerra.
Na I GG, saíram com um terço do ouro mundial e na II GG tão somente fixaram o Dólar como a principal moeda das transacções internacionais.
"Não há almoços grátis".
Já sobre o meu comentário anterior, o que quis dizer foi, se alguns dos japoneses (731) não tivessem em posse informação vital para desenvolvimento da biotecnologia, armas biológicas, etc... seriam de igual modo tratados como os alemães da Wehrmacht ou simplesmente apoiantes do regime, o cúmulo da ironia é que os japoneses utilizaram alegadamente prisioneiros de guerra dos EUA para experiências, e claro que os EUA não quiseram desperdiçar os resultados que tiveram quota parte de "colaboração" dos seus compatriotas.

sexta-feira, 07 abril, 2006  
Anonymous Anónimo said...

quem quer comprar carne de 1ª qualidade é favor de me contactar...vendemos carne fresca do sudoeste asiático.Carne tenra e fresca ( ainda menores)de primeira mão, sem doenças contaminadas, algumas ainda usa fraldas....vitório é prova de qualidade. também tenho bom vinho, da terra do meu avô, loucor beirão acompanhado com o chouriço português do meu avô...ainda tenho pra vender os meus tomates, ainda virgens e frescas...acompanha de suco bem doce...pois confeço que tenho diabetes, ainda vendo em saldos bananão bem grande de de marca tiu monte, acreditam que nunca virão banana tão grande e rígida, também acompanhada de suco que é especialidade da casa...não esqueçam que também tenho chourição (dos grandes)à venda e tão boa qualidade que até se vibram...fazemos entregas ao domicílio...para terminar apresento-vos o meu chouricao de burro, directamente do meu quintal sempre de melhor qualidade, e garanto-vos quevao ficar mais espertos depois de comer chouricao de burro

saudações

quarta-feira, 04 junho, 2008  

Enviar um comentário

<< Home