21 julho 2006

CONTINUANDO A CONVERSA

Aflorando ontem a tese da conspiração da NASA e o tema das dúvidas históricas fui (amigavelmente) bombardeado por dúvidas várias, sobretudo do jovem amigo Pantera, relativamente à minha exortação a uma maior crítica histórica, o que inevitavelmente nos transporta à questão do "holocausto". Não sou especialista no revisionismo da 2ª Guerra Mundial (nem a minha capacidade nem o meu incipiente domínio do alemão, mo permitem), mas como historiador aprendi a proceder a cuidadosa crítica das fontes.
Partilho, pois, convosco, num âmbito muito concreto, hoje a fraudulenta câmara de gás existente em Dachau e que resulta da confrontação das teses estabelecidas/oficiais com as minhas observações, como interessado no assunto e historiador, no local.

Câmara de gás descoberta pelos americanos em 1945 (Fotografia publicada na capa da Life Magazine e oficial do Exército Americano)

Porta a abrir para a direita (note-se que pela existência de letras se exclui a possibilidade de a imagem estar invertida).

Na porta existem avisos de perigo de gás e o símbolo universalmente reconhecido (caveira e ossos cruzados) de perigo de vida. Ninguém poderia ser induzido que tal era um chuveiro.

Na imagem é ainda visível uma outra câmara de gás (nº 2). Trata-se, como sempre afirmado pelas autoridades alemãs e tantos militares alemães de equipamento standard de despiolhamento da firma Deguesch que utilizavam Zyklon-B (ácido prússico).

Câmara de gás mostrada aos turistas na actualidade (Fotografia pessoal tirada em 2004)


Porta a abrir para a esquerda

Surge depois da guerra, conforme à tese exterminista disseminada a expressão “chuveiros” que, como se vê, não existia quando da libertação.

Embora não seja visível nesta imagem, mais nenhuma câmara de gás existe hoje no local, eventualmente nem esta se situa no mesmo local. A desculpa da reconstrução é, pois, manifestamente insuficiente.

Apesar de nas brochuras oficias do campo (pelo menos até 1985) se afirmar que não foram levados a cabo extermínios em Dachau, lá se encontra a "competente" câmara de gás. Qual o objectivo deste "documento" ou "prova"? Se for através de idêntico procedimento que se comprova o extermínio, noutros campos que não visitei, então existem razões mais que válidas para o negacionismo. Mas não quero generalizar, apenas falar do que pessoalmente comprovei.
Ou será apenas um negócio e um modo de fornecer aos turistas o que estes esperam ver, sobre tantas histórias absurdas escritas sobre este campo no pós-guerra (quando servia já de campo de concentração para militares alemães)? Visitei o campo lado a lado com pessoas que acreditavam que os judeus para ali iam pensando tomar banho e sendo gaseados. E garanto-vos que eram bastantes. E turmas inteiras de miúdos alemães das escolas. É esta a História? Qual o seu propósito?

Pessoalmente penso que muitos dos soldados americanos que libertaram o campo, não familiarizados com tal equipamento podem ter contribuído para alimentar a lenda das câmaras de gás. Aqui pelo menos, seguramente isso pode ter acontecido.

Aos leitores agradeço que os comentários se centrem neste assunto e não no "holocausto" na generalidade. Qual é a vossa leitura do que neste caso se passa? (Embora de facto passe a ser lícito questionar: quem mente uma vez em quantas mais mentirá?)

Denunciar, por exemplo, esta mentira descarada (feita com propósitos que alguns bem conhecerão) é ser revisionista? Se é, inscrevam-me já no rol.

Deixo-vos com a imagem do interior da ampla câmara de gás de Dachau como a encontrei arranjadinha, em 2004.


P.S. Ainda voltarei ao assunto do revisionismo sobre a História de Portugal.

Etiquetas: , ,

4 Comments:

Blogger Maria Vinagre said...

"Visitei o campo lado a lado com pessoas que acreditavam que os judeus para ali iam pensando tomar banho e sendo gaseados. E garanto-vos que eram bastantes. E turmas inteiras de miúdos alemães das escolas. É esta a História? Qual o seu propósito?"

Eu pretendo mostrar aqui a minha indignação. As crianças não têm culpa. Já não chega o que os Aliados fizeram da Alemanha? Será que vão ter de arrastar esse sentimento de culpa até ao fim dos tempos? É de sentimento de culpa que se trata, de pessoas que ainda nem sequer seriam nascidas em 1945 sequer.
E PRETENDEM QUE AS FUTURAS GERAÇÕES CONTINUEM A CARREGAR COM UMA CULPA A QUE SÃO ALHEIOS - SÓ POR TEREM NASCIDO ALEMÃES?

Equivale a levar turmas de pequenos alunos portugueses aos sítios onde eram feitos os Autos de Inquisição e para terminar em beleza, mostravam aos petizes como os católicos usavam os instrumentos de tortura, desde castração, a desmembramentos, como arrancar olhos e esquartejar.
Não acho que isto faça bem à cabeça de uma criança! Carregará com sentimento de uma culpa que não tem!

sexta-feira, 21 julho, 2006  
Blogger Vítor Ramalho said...

Como o meu amigo sabe não é politicamente correcto por em causa o holocausto nalguns países é até crime. Enquanto não existir uma verdadeira liberdade para investigar nunca saberemos a verdade.

domingo, 23 julho, 2006  
Blogger Humberto Nuno de Oliveira said...

Resposta no seu blog oh Pantera.
A história de Portugal ainda fica no "banho Maria".

segunda-feira, 24 julho, 2006  
Blogger Nacionalista said...

Oh Pantera, eu também não sou grande perito em holocausto, mas a informação on-line é abundante. Visite os sites revisionistas IHR, VHO, AAAARGH, Dirlip, que encontrará muita coisa, inclusivamente vários livros em formato pdf. Depois é só comparar, com espírito crítica, com a literatura exterminacionista.

terça-feira, 25 julho, 2006  

Enviar um comentário

<< Home