30 novembro 2006

EUREKA...

Um dos maiores prazeres do coleccionador, para quem não é rico como eu (os ricos, esses, compram colecções, verdadeiramente não coleccionam...), é a busca incessante e permanente dos objectos coleccionados. Umas vezes aparecem em mau estado, outras a preços que a carteira do português que TPO (ou seja que trabalha por conta de outrém, que jamais enriquecerá ou logrará fugir aos impostos que nos espremem) não alcança. E lá se vai continuando a busca e esperando a oportunidade que, sempre acreditamos, há-de chegar. É sem dúvida um dos maiores encantos de coleccionar (actividade que tantos acham e consideram absolutamente estúpida, bem o sei...).
Há anos que procurava a peça que hoje partilho convosco. Apareceram-me algumas, ao longo dos anos, a preços exorbitantes, tantas vezes inflaccionados e irrazoáveis (neste mundo da medalha militar e particularmente da militária Nacional-Socialista existem indivíduos absolutamente loucos - e outros tantos que lhes compram - que pedem fortunas por coisas cujo valor é manifestamente inferior). Esta peça, não sendo das mais valiosas de quantas existem no universo das condecorações do III Reich é, no entanto, plena de simbolismo e interesse histórico. Trata-se da dupla Cruz de Ferro de 1ª classe, outorgada a militares que tendo ganho a referida condecoração na 1ª Guerra Mundial a obtivessem igualmente na 2ª. Neste caso, para evitar a colocação das duas cruzes, análogas, lado a lado no bolso esquerdo do uniforme, foi criada a "Spange zum Eisernen Kreuz, 1. Klasse" que era soldada sobre a obtida na 1ª Grande Guerra e indicando assim que o militar possuía ambas. Uma peça bem interesante.
Melhor ainda, esta consegui trocá-la por condecorações militares portuguesas a um coleccionador estrangeiro. E ambos ficámos satisfeitos.

1 Comments:

Blogger EG said...

"(actividade que tantos acham e consideram absolutamente estúpida, bem o sei..."

Não se preocupe professor, que tem aqui um parceiro de colecção de parafernália do III Reich. Um abraço.

http://flamaaeterna.blogspot.com/

quinta-feira, 30 novembro, 2006  

Enviar um comentário

<< Home