24 julho 2007

UM CONVITE ÀS SECESSÕES E "LIMPEZAS ÉTNICAS"

O primeiro ministro do Kosovo, Agim Çeku, propôs que aquela província administrada pelas Nações Unidas, declare a independência (unilateral) no próximo dia 28 de Novembro (data, recorde-se, da independência da Albânia do Império Otomano) que assim será também escolhida como data da sua própria independência, facilitando claramente, neste aspecto, a vida deste estado fantoche da Albânia na qual anseia ser integrado.

É sabido que, no plano de destruição da sérvia posto em marcha há anos, jamais os direitos dos sérvios foram tidos em consideração e o relatório Ahtisaari não é excepção. Não custa, face ao mesmo, identificar diversas áreas que num futuro próximo se tornarão em focos de problemas ou secessionistas ou alvos continuados de “limpezas étnicas” (embora estas, como contra os sérvios, não terão qualquer importância) habituais no território desde que se tornou protectorado americano.



Ninguém, de boa fé, ignora que a minoria sérvia do Kosovo só o é devido a uma prática continuada de limpezas étnicas, massacres, deportações e ataques terroristas levados a cabo com o beneplácito americano-europeu. Não é difícil, assim conseguir minorias...
Várias áreas serão um problema face à prometida independência: a região de Gnjilane, a grande cidade do leste do Kosovo, próxima da fronteira sérvia, e rodeada de povoados sérvios; a zona sérvia do norte do Kosovo forma o outro problema (as propostas de Ahtisaari sugerem congelar a situação que prevalece na área; o rio Ibar marca uma fronteira que separa o norte do Kosovo, vizinho da Sérvia, do resto do território), as posições dos dirigentes sérvios locais permitem pensar que no caso da independência formal do Kosovo, essa zona se separaria do novo país reabrindo um foco de tensões; o sul do Kosovo onde se encontram os principais mosteiros sérvios (Visoki Decani e a sede patriarcal da igreja ortodoxa Pec/Peja) é certo que o estatuto prevê excepções para as igrejas e mosteiros, junto das grandes "zonas de segurança" o que desagrada aos albaneses... Além de que as experiências de Junho de 1999 a Março de 2004 mostram a confiança que se pode ter nas tropas no terreno para proteger as igrejas e as populações civis...

Se a violência, provocada por elementos radicais albaneses, explodir nos próximos meses, os sérvios dos enclaves situados ao sul do rio Ibar vão ficar numa situação muito difícil uma vez que nenhuma forma de autonomia foi prevista para alguns desses enclaves (como os povoados de Gorazdevac, Velika Hoca ou o gueto sérvio de Orahovac/Rahovec).

Novas destruições e um novo êxodo dos sérvios dos enclaves constituem um cenário mais do que provável (aliás, não é por acaso que o vosso amigo Toneca Guterres, Alto-comissariado da ONU para os Refugiados - ACNUR - elabora discretamente, há meses, dispositivos para enfrentar o afluxo de novos refugiados na Sérvia).
Esperem para ver.

Etiquetas: , , , , ,

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Os USTASE tiveram como objectivo estabelecer uma CROÁCIA pura do ponto de vista étnico.Na II Guerra Mundial lutaram pelo Eixo através da divisão HANDSCHAR,comandada por Amin al-Husayni,e pela divisão KAMA comandada por Edmund Glaise von Horstenau e pelo coronel Viktor Pavicic.
Os ditos "aliados" interromperam,infelizmente,esse trabalho.
Esperemos que seja agora finalmente concluído.

terça-feira, 24 julho, 2007  
Blogger Arqueofuturista said...

Caro HNO felicito-o por este bem incisivo artigo e com o qual concordo integralmente, o mesmo não posso dizer deste Nacional-integralista que, além de anacrónico, se afigura um tanto baralhado já que a questão aqui referida nada tem que ver com a Croácia, um estado que se tornou independente há uns bons anos.
Mais bizarro é que, sendo certamente católico fervoroso, este individuo promove a criação de uma grande Albânia islâmica, qual "cavalo de Tróia" do imperialismo mafomético.

terça-feira, 24 julho, 2007  
Anonymous Anónimo said...

anacrónico e baralhado é num post defender a Sérvia,no post a seguir defender o Iraque de Sadamm,no outro ser contra a independência do Kosovo,etc,etc.Para quando a autonomia do farol do Bugio?Tenham juízo nessas cabeças pseudo-intelectuais e defendam o OCIDENTE.....sempre.

quinta-feira, 26 julho, 2007  
Blogger Arqueofuturista said...

Este comentário foi removido pelo autor.

quinta-feira, 26 julho, 2007  
Blogger Arqueofuturista said...

Parece-me que confunde Ocidente com catolicismo, mas deixe-me dizer-lhe que é o Ocidente que defende a quem devemos apontar grande parte dos males que grassam no mundo, já que o mesmo não é sinónimo de Europa.

Por outra parte, fique lá com a independência do Farol do Bugio para si, já que o único que defende as independência ridículas é você.

quinta-feira, 26 julho, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Cada vez que oiço a palavra "futurista",carrego logo a pistola.
Ainda por cima "arqueo".

quinta-feira, 26 julho, 2007  
Blogger Nacionalista said...

E o Ocidente defende-se promovendo a criação de um Estado islâmico fantoche americano no seio da Europa?

quinta-feira, 26 julho, 2007  
Anonymous Anónimo said...

pois,pois.....a Albania,Montenegro,Croácia,Eslovénia,etc,etc, são todos "um estado islamico fantoche americano",não são ?

quinta-feira, 26 julho, 2007  
Blogger Arqueofuturista said...

pois,pois.....a Albania,Montenegro,Croácia,Eslovénia,etc,etc, são todos "um estado islamico fantoche americano",não são ?

Se retirar islâmico o resto até nem está muito longe da verdade. acrescente a Polónia também já agora.

PS/ Carregue lá a pistola, mas atenção não lhe saia o tiro pela culatra.

quinta-feira, 26 julho, 2007  

Enviar um comentário

<< Home