21 julho 2007

RETOMAR UMA ANTIGA ALIANÇA?

O presidente do executivo da Catalunha, José Montilla, invocou razões económicas - as exportações da Catalunha para Portugal como motivo principal da escolha do nosso país como destino da sua primeira viagem oficial à frente do governo de Barcelona.
Mas, parece claro que muito para lá dessa razão oficial, Montilla poderá a estar a enviar um recado ao governo de Madrid. Na realidade ao lembrar o acordo que levará as autoridades catalãs e portuguesas – através da RTP e da Televisão da Catalunha – à realização e produção de um documentário histórico intitulado 1640, “data em que tanto a Catalunha como Portugal se sublevaram contra o rei espanhol Filipe IV”, Montilla lembrou que esse foi o ano, em que tanto “Portugal como Cataluña pegaram em armas contra a política centralizadora do Conde Duque de Olivares, valido de Felipe IV”.
Saibamos, pois, sem complexos e subserviência aos amos de Madrid aproveitar a mão que esta nação amiga e nossa tradicional aliada nos estende desde o outro lado da península, numa tendência claramente contrária ao centripetismo castelhano.

Etiquetas: , ,

2 Comments:

Blogger C said...

Um amigo diplomata do Estado Espanhol mas catalão, sempre me disse: "Os portugueses são os catalães com sorte!"

sábado, 21 julho, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Ora nem mais. ajudar os nossos amigos catalães a sairem das garras de castela ;)

Um abraço

segunda-feira, 23 julho, 2007  

Enviar um comentário

<< Home