19 outubro 2007

AINDA O "BIG BROTHER"

"If you want a picture of the future, imagine a boot stamping on a human face--for ever"
George Orwell


Mentes modernas, preocupadas e zelosas tentam, diariamente, convencer-nos das necessidades securitárias e dos préstimos das inexcedíveis de câmaras de video-vigilância sempre atentas (parece que menos, infelizmente, quando mais são necessárias...), apresentadas como panaceia para as cada vez mais engenhosas e diversificadas formas de crime (também cada vez mais reais ou imaginários...). Cada vez mais somos formatados para acatarmos, sem discutir, "evidências" que nos são impostas e às quais alguns se vão habituando.
Num mundo cada vez mais liberal, paradoxalmente, o "bem-comum" parece triunfar sobre a liberdade e livre arbitrio dos indivíduos e as câmaras, em nome do "bem-comum" lá se vão espalhando e invadindo os mais recônditos locais, em nome do interesse colectivo, claro está... Verdadeiramente começam a estar em toda a parte de tal modo que já nem vamos reparando.
Tal facto, não resiste evidentemente a uma análise mais cuidada e do simples "voyerismo" à mais obscena devassa da intimidade, do pudor, do respeito e quando não da própria mente, tudo se faz em nome desse elástico "bem-comum".
Creio mesmo que nem o desencantado Orwell poderia ter imaginado este aspecto dos seus premonitórios escritos, mas na realidade o seu "Big Brother", que viu a luz do dia no seu magistral 1984 (1949), cada vez mais anda aí, intrusivo, obsceno, controlador e, como é evidente, execrável. Tudo convenientemente travestido no tal "bem-comum" e nas maravilhas democráticas.
mas a lamentável realidade é a de que o Big brother is watching us... mesmo nos locais mais insuspeitos, onde pensamos estar sós e com propósitos dificilmente confessáveis...
P.S. - As imagens de um solário da capital que informa que as instalações possuem câmaras de segurança para protecção dos clientes...

Etiquetas: , ,