10 agosto 2009

ATÉ SEMPRE LUÍS!

Ainda há bem pouco tempo vos havia falado dele, dando-vos conta do seu blog e das suas últimas vicissitudes profissionais.
Hoje de manhã na caixa de mensagens deste blogue, da sua namorada de quase uma vida (que não obstante a recente separação o Luís tanto continuava a amar), uma mensagem daquelas que não queremos nunca receber informava-me que o Luís, em circunstâncias ainda não completamente conhecidas, falecera na passada 6ª feira dia 7.
O Luís era uma daquelas pessoas generosas, dedicadas e sérias que já vão rareando. Começou por ser meu aluno, foi depois meu colega em inúmeras aventuras da nossa paixão comum pela História Militar e ao longo de largos anos (pois foi meu aluno de licenciatura em 1994, embora já tivesse frequentado na minha Universidade no ano anterior o 1º Curso Livre de História Militar) tornou-se num bom e dedicado amigo.
Ainda há bem pouco tempo veio ter comigo e longamente conversámos sobre a vida pessoal e profissional, senti-o muito amargurado mas como lutador que era, com vontade de ultrapassar as rasteiras da vida, não obstante, de quando em vez, as lágrimas lhe assomassem aos olhos francos e generosos. Não teve tempo, a vida madrasta levou-o aos 42 anos. Nós os que ficamos perdemos um bom amigo, o país que lhe fechou tantas portas (estava agora a trabalhar na distribuição dos CTT) perde um promissor historiador. Eu, numa sensação que só conhece quem estabelece relações de amizade franca com os seus alunos, vejo partir um pouco de mim...

Etiquetas: ,