01 junho 2012

SIONISMO SEMPRE EM ACÇÃO...

Noitcia o Expresso que o Museu judaico em Lisboa espera financimento, acrescentando que a Comunidade Israelita de Lisboa e a Câmara Municipal da capital estão empenhadas na contrução do dito museu (ao que parece sonho, compreensível, dos judeus portugueses), porém, como sempre em Portugal falta dinheiro e, sobretudo, saber quem paga o quê. E a falta de financiamento  "é o grande entrave à concretização do projeto", explicou àquele semanário Esther Mucznik, da direção da Comunidade Israelita de Lisboa.
A autarquia da capital já adquiriu um imóvel para o efeito, sito no Largo S. Miguel, em Alfama, e a CIL já dispõe de projecto. O Museu Judaico é "o grande sonho da Comunidade", referiu José Oulman Carp, Presidente da CIL.
Esta questão levanta, todavia, muitas outras associadas, desde logo porquanto na comunidade judaica não falta dinheiro para o edificar. Mas será que para edificar tão sectorial museu ainda terá que sobrar para nós? Será que assistiremos a um aumento do IMI ou outra qualquer taxa municipal para atender a tal necessidade?


E outra pergunta se impõe ao olharmos a fotografia do Secretário de Estado da Cultura e do Presidente da C.M.L. Será que são sempre tão solícitos com as tradições culturais e/ou religiosas do que visitam? Por exemplo benzem-se quando em visita a uma igreja católica? Ou será apenas a subserviência (e o complexo de culpa…) àqueles que mandam?
E será que todos nós podemos solicitar à autarquia museus do que pretendemos ou só podem ser os que afinam pelo politicamente correcto?


Etiquetas: , , , ,

1 Comments:

Blogger José said...

O Costa ignoro, mas o Secretário de Estado da Cultura há muito que assumiu publicamente professar a religião judaica.

Quanto ao Museu, parece então que Lisboa quer fazer concorrência a Belmonte - http://www.cm-belmonte.pt/Museujudaico/museujudaco.html

Bom, se passarem a vender por lá os vinhos "kosher" da Adega Cooperativa da Covilhã, a coisa até poderá ser interessante.

sábado, 02 junho, 2012  

Enviar um comentário

<< Home