05 julho 2012

UM LIVRO BEM INTERESSANTE

Que o amigo Prof. Mário Ferraz de Oliveira (monárquico legitimista - perdoem-me a redundância - de velha cepa) teve a amabilidade de me emprestar. Editado no Brasil pela interessante Editora Pongetti do Rio de Janeiro, em 1974, foi por ele comprado em Outubro de 1975 quando lá esteve exilado (entre outros com o Prof. Artur Anselmo).
O índice, desta obra que só se encontrará em alfarrábio é elucidativa do seu interesse como lúcida análise do século passado:
O TRTADO DE VERSALHES - O PRIMEIRO GRANDE ERRO DO SÉCULO
A força da Propaganda / Alemanha, Nação guerreira? / Causas da Primeira Guerra Mundial / Início da Guerra / Psicose da Guerra / Desenrolar da Guerra / A Revolução Russa / Os Estados Unidos na Guerra / O Brasil na Guerra / Final da Primeira Guerra Mundial / A Conferência de Paz /O Tratado de Versalhes / Conseqüencias do Tratado de Versalhes / O fenômeno Adolfo Hitler / A Militarização da Renânia / A anexação da Áustria à Alemanha / O Acordo de Munique.
A CONFERÊNCIA DE IALTA - O SEGUNDO GRANDE ERRO DO SÉCULO
Início da Segunda Guerra Mundial / A crise polonesa / A campanha da Polônia / A Guerra no Ocidente / A invasão da Noruega / A investida contra a França / O Marechal Pétain / A Itália na Guerra / Os Estados Unidos na Guerra / O Japão na Guerra / A Rússia na Guerra / O Brasil na Guerra / A Conferência de Ialta / Final da Guerra / Criminosos de Guerra / Conseqüencias de Ialta / Organização das Nações Unidas / Ideologias / Desarmamento / A ajuda americana / Os Estados Unidos e as guerras / Conclusão.
Se conseguirem encontrar vale bem a pena...

Etiquetas: , , , , , ,

2 Comments:

Blogger José Lima said...

http://www.estantevirtual.com.br/q/guilherme-hermsdorff

quinta-feira, 05 julho, 2012  
Blogger Humberto Nuno de Oliveira said...

Quanto não valem leitores atentos e bem informados?
Obrigado e um abraço

quinta-feira, 05 julho, 2012  

Enviar um comentário

<< Home