26 dezembro 2012

PORTUGAL E A GUERRA CIVIL DE ESPANHA

É o título da mais recente revista "Visão História" (n.º 18 de Dezembro de 2012), tema interessante e escolha que se saúda, saudando-se, ainda, no quase estagnado panorama de periódicos históricos existente no nosso país, a própria existência desta publicação que vai teimando na divulgação de temas (nem sempre de igual importância) de divulgação histórica.Acabei de a comprar, não me vou, pois, pronunciar soebre a qualidade dos artigos da mesma...Espero, porém, que a história da carochinha da luta do bem contra o mal, e de como no lado republicano vigorava o mais amplo voluntarismo e boas intenções contra a obrigatorieda e carácter tenebroso das opções nacionalistas possa, no mínimo, esbater-se. Seria já um bom, e descomplexado, contributo para um período tão ideologicamente marcado da história dos dois Estados da península.

Etiquetas: , , ,

3 Comments:

Blogger Nova Casa Portuguesa said...

Outros temas houve nesta revista que muito me chamaram a atenção. Porém, o facto de se tratar de uma publicação em acordês rapidamente me demoveu da vontade de a comprar.

quarta-feira, 26 dezembro, 2012  
Blogger Raúl Navarro said...

e fez bem, a obra está chei de incorrecções. Por exemplo, sobre a perseguição religiosa da Frente Popular que vitimou mais de 7000 religiosos e um sem número de simples fiéis nem uma palavra. Foram 5 euros deitados literalmente ao balde do lixo...
Votos de boas entradas caro Humberto!

sexta-feira, 28 dezembro, 2012  
Blogger Humberto Nuno de Oliveira said...

Pois... valem os "bonecos"...
Abraço a ambos e bom 2013

sábado, 29 dezembro, 2012  

Enviar um comentário

<< Home