04 fevereiro 2013

DESCOBERTO O REI RICARDO III DE INGLATERRA

Em Setembro passado, no decurso de uma excavação arqueológica no centro da cidade de Leicester, revelou-se uma área de uma velha igreja medieval conhecida como Greyfriars, cuja localização exacta se perdera nos tempos. O achado revelou-se de grande importância porque, para além do mais era este, de acordo com a tradição, o local onde havia sido sepultado o rei Ricardo III (2 de Outubro de 1452/22 de Agosto de 1485), o último da casa de Iorque e igualmente o último dos Plantagenetas, que falecera na batalha dos campos de Bosworth em Agosto de 1485, a última batalha da Guerra das Duas Rosas.
Na realidade o paradeiro do corpo deste episódico rei de Inglaterra - 1483-1485 - imortalizado por Shakespeare, não era conhecido e o aparecimento no decurso da escavação de um enterramento com extensas feridas de batalha consentâneas com as do rei, levantou a dúvida sobre a forte possibilidade de se tratar do enterramento do soberano.
Suspeição certeira e inegável importante descoberta da arqueologia. As detalhadas pesquisas laboratoriais e sobretudo os teste de ADN (os testes comparativos foram realizados com Michael Ibsen, um canadiano descendente directo de Ana de Iorque, irmã de Ricardo III), hoje revelados,acabam de confirmar que efectivaente se trata do soberano Ricardo III.


Etiquetas: , ,