21 agosto 2013

UM TEXTO "CENSURADO" NA ÚLTIMA EDIÇÃO DO "DIABO"

D. Sebastião no Paço Real da Ribeira de Muge (Paço dos Negros em Almeirim)

No Casal dos Frades (freguesia das Fazendas de Almeirim) situa-se em ruínas, o outrora imponente Paço predilecto do “Desejado” (erigido no ano de 1512 pelo Rei D. Manuel, a encimar o seu, ainda, imponente Pórtico podem ver-se ainda as ameias com os seus merlões e as armas reais, de coroa ainda aberta, ladeadas pela esfera armilar, a “empresa” do rei Venturoso).

Muitas são as histórias que ligam D. Sebastião a Almeirim, apegando-se de tal modo a esta Vila Real, como nenhum outro rei seu antecessor ou sucessor, aí se demorando como soberano durante longos e frequentes períodos, sendo diversas os documentos régios daí expedidos.

Uma que durante anos (hoje infelizmente abandonada) o ligou à heráldica local, pois foi em Almeirim que D. Sebastião recebeu a seta, relíquia do mártir S. Sebastião, que lhe fora oferecida pelo Papa Gregório XIII, em 1574, pois o nosso Rei havia-lhe pedido um símbolo do mártir que tinha o seu nome.

Outra a que relata com onze anos a sua destreza ao varar o primeiro javali, salvando da morte certa um seu aio e indo jantar ao Paço dos Negros.

O Rei-Menino possuía aí o seu espaço de liberdade, desfrutando de excelentes férias e muitas aventuras em que fugia à avó (a rainha D. Catarina), causando-lhe naturais preocupações.

Etiquetas: , ,