21 agosto 2006

É PROIBIDO RESISTIR À OPRESSÃO...

Lembrou, e bem, o Combustões o aniversário da invasão de Praga pelas tropas soviéticas que puseram termo à "Primavera de Praga", usando o mesmo modos operandi com que já em 1956 haviam posto termo à revolução democrática húngara. Na realidade a "soberania ilimitada" tinha destas coisas e a cortina de ferro caia, uma vez mais, inexoravelmente sobre os desejos de liberdade dos amordaçados pela pátria mãe do socialismo.
Para mim, a invasão de Praga pelas forças soviéticas é indissociável do protesto e imolação pelo fogo (a 16 de Janeiro de 1969) de um jovem estudante de vinte e um anos da Universidade de Carlos, daquela cidade, junto à estátua do rei Venceslau, na praça do mesmo nome.
O nome de Jan Palach, foi e é símbolo maior da resistência ao comunismo. Praga e toda a Europa foram contagiadas pelo seu impressionante heroísmo. Uma verdadeira referência imorredoira.
Entre nós uma música de dois militantes nacionalistas ( José Valle de Figueiredo e Manuel Rebanda) - Requiem por Jan Palach - viria a ser uma das mais emblemáticas canções de resistência. Ainda hoje me comovo sempre que o VL faz o favor de nos presentear com a sua fabulosa interpretação.
Eles vieram das estepes e disseram
é proibido morrer pela Pátria
é proibido não ceder à ocupação
é proibido resistir à opressão
é proibido amar os campos verdes do seu país...
P.S. Alguém tem essa fabulosa gravação?

Etiquetas: ,

1 Comments:

Blogger �ltimo reduto said...

Tens aqui a obra (prima):

http://viriatos.blogspot.com/2006/08/lembrando-jan-pallach.html

Um abraço.

segunda-feira, 21 agosto, 2006  

Enviar um comentário

<< Home