18 agosto 2006

UMA HISTÓRIA SOBRE CUBA...

Devido ao internamento de Fidel e sua (ao que parece meramente transitória) passagem de poder ao irmão Raúl, muito se tem escrito a respeito do assunto, na imprensa escrita tradicional e, também, na blogosfera. Dei-me hoje conta que, talvez por qualquer ausência de empatia com o figurão, não havia comentado nada sobre o assunto. E, em boa verdade, não vou agora fazê-lo...
Mas como Cuba assaltou o nosso quotidiano veio-me à memória uma curiosissíma história, ligada ao tema, que vos deixo para o estival fim-de-semana.
Um famoso (merecidamente, diga-se em abono da verdade) grande actor português já falecido, militante do PCP de antes do 25A (não como tantos outros que descobriram apenas a sua revolucionária vocação naquela madrugada em que os cravos tomaram conta das ruas) e que habitava um casarão - que mais parecia aos meus olhos de não "crente" um verdadeiro mausoléu do marxismo-leninismo - no Restelo (da família da sua mulher), preocupado com a falta de propensão revolucionária dos seu dois filhos (um deles particularmente assanhado na contradita ao seu pai) decidiu, em dada altura, enviá-los para estudarem em Cuba, para que, assim esperava, pudessem apreender, em directo, as maravilhas do socialismo e porventura, entrarem nos eixos revolucionários.
Não pode, todavia, tão revolucionário pai fruir dos doces frutos de tão esmerada educação nos seus rebentos. A um haveria o jornalismo americano de o seduzir (embora sempre o irmão me assegurasse que na realidade trabalhava era para a TIA, desculpem, a CIA), ao outro para além de uma brilhante carreira na arquitectura não mais o largaria uma profunda paixão pelo nacional-socialismo.
Ele há cada coisa na terra lá do Fidel...

Etiquetas: