22 setembro 2006

BILHETES POSTAIS

Aqui ficam alguns bilhetes postais da passagem por Roma, na minha recente ida a Itália. Sempre que lá vou maravilho-me com a naturalidade com que uma grande civilização (digam o que disserem) convive pacificamente com o seu passado. Não como a pacoviada cá da terra que se apressou, entre outras coisas, a retirar o nome da Ponte Salazar. Enfim.





A Ara Pacis Augustae, vulgarmente conhecida como Ara Pacis, que até hoje só tinha visto entaipada abriu finalmente ao público. Sublime.











Mesmo ao lado, na praça mandada edificar pelo DUCE e já aqui reproduzida o túmulo do Divino Augusto, primeiro imperador de Roma. Imperdível.









No Foro Italico (outrora Foro Mussolini) as tecelas na calçada, onde miúdos jogam à bola e passeiam, preservam a memória do DUCE edificador.








Ainda no Foro Italico a legenda "Muitos Inimigos, Maior Honra"











Ainda na calçado do Foro Italico o monograma do DUCE com a letra M atravessada pelo fascio estilizado.








É precisa muita civilização e cultura para que, como em Itália, se possam encontrar tais vestígios, apagados ou mesmo trituradas (como as pedras de certas edificações Nacional-Socialistas para que ninguém as possa preservar como relíquias...) em tantos países desta Europa.
P.S. O Obelisco de Mussolini está actualente a ser limpo e restaurado... imaginem isto na Alemanha, Espanha ou Portugal. Anos luz...





Etiquetas: , ,

2 Comments:

Blogger Mário Casa Nova Martins said...

Um Povo sem passado é um Povo sem Futuro.
Que Futuro para Portugal?

sexta-feira, 22 setembro, 2006  
Blogger Humberto Nuno de Oliveira said...

O amigo manda: Richard Meier. Foi pena ter sido feita à custa da demolição do pavilhão de 1938 de Morpurgo. Mas o facto de estar aberta ao público é de si notável. Tenho Bibliografia.

sexta-feira, 22 setembro, 2006  

Enviar um comentário

<< Home