17 outubro 2006

TEMA PARA UM INTERESSANTE DEBATE NACIONALISTA

Agora que o confrade d' O Pasquim da Reacção já terminou a sua "Apologia das Espanhas" - entidade ficcional criada a partir do último quartel do século XV e até ao início do século XVI - deixo aqui a cronologia dos acontecimentos, contra os quais o nosso Rei D. Afonso V tenazmente se bateu. Trata-se de um período que, no plano peninsular, terminou sem qualquer proveito para Portugal, que viu diminuir o seu peso relativo e teve de se habituar a conviver com um novo bloco político, de constituição progressiva, a Espanha; formada por Leão e Castela (unidos em 1230), Aragão (em 1479, por morte do pai do futuro rei católico - título que o papa Alexandre VI, lhes concederia em 1496 -, João II), Granada (em 1492, após conquista) e Navarra (em 1512, após ocupação, no contexto da guerra franco-castelhana).
A questão promete e, por mim, se alguem quiser promover um debate Nacionalista sobre o assunto das Nacionalidades "espanholas" (antigas, muitas delas de antes de haver Portugal), contem comigo.
Estou certo que, para já, o confrade do Pasquim assegurará a tricheira contrária. Mas que se arregimentem mais, para ambos os lados.
Aqui fica o repto.

Etiquetas: , , ,

2 Comments:

Blogger O Corcunda said...

Parece-me que é um ponto particularmente importante, sobretudo no seio dos nossos próprios nacionalismos em Portugal. Receio apenas que não exista muita adesão à discussão, uma vez que estamos mais em tempo de confusões apasteladas do que em altura de pensamento cristalino.
Tempos de emoções, ódios e amores e não de pensamento.

Saudações

terça-feira, 17 outubro, 2006  
Blogger Flávio Santos said...

O Dragão dá hoje um contributo por meio de um excerto do "Diário" de Franco Nogueira. A não perder.

quinta-feira, 19 outubro, 2006  

Enviar um comentário

<< Home