05 dezembro 2006

ACOSSADO ATÉ AO FIM

O General Augusto Pinochet que logrou devolver o Chile ao cada vez mais restrito grupo das nações civilizadas, organizadas e prósperas, devido ao seu consulado férreo (1973-1990), seguramente, mas de elevado sentido de Estado e, sobretudo, responsável, vê-se agora acossado pelos herdeiros da turba que em 1973 se viu compelido a afastar do poder por pretenderem conduzir o Chile a trilhar os caminhos do "poder popular" que nós, e muitos outros países, infelizmente tão bem conhecemos...
A derrota do comunismo trouxe, efectivamente, o crescimento económico e a estabilidade ao Chile, só o negará quem for mentiroso relapso ou deliberadamente preconceituoso.
A maior parte das vezes o progresso é incompatível com os anseios da turba e nem sempre a democracia (como tão bem se vê actualmente no Iraque) é o melhor caminho a trilhar, quanto mais o tal "poder popular" que ameaçava arrastar o Chile para um frentismo onde, não tenhamos dúvidas, pessoas como o General Pinochet teriam sido igualmente perseguidos e torturados.
Como sempre acaba por se verificar é uma questão de cor - e sobretudo do quadrante de onde sopram os "ventos da história". Mas confesso que esta prática de julgar ex-governantes (não todos é claro que os "democratas" não cometem crimes, nem patrocinam campos de concentração, nem promovem o desapareceimento de opositores...) me irrita.
Que o General de 91 anos e doente possa morrer em paz, eis o meu desejo.

1 Comments:

Blogger Mário Casa Nova Martins said...

Subscrevo o que afirma no Postal.

Cumprimentos.

terça-feira, 05 dezembro, 2006  

Enviar um comentário

<< Home