20 outubro 2008

SEGUINDO O CONSELHO DO MESTRE...

Seguindo o conselho do Mestre de Cerimónias do "Kit Kat Club" (que o actor Henrique Feist tão bem desempenha que quase nos faz esquecer a fantástica interpretação de Joel Grey), desloquei-me ontem ao "Cabaret" de Diogo Infante no Teatro Municipal de Maria Matos (sabem bem os leitores mais antigos e/ou atentos que gosto muito de teatro), na esperança de que, tal como no cabaret berlinense do final dos anos vinte, os problemas (os tantos que nos vão afligindo) lá dentro desaparecessem...
A história com algumas adaptações relativamente ao livro de Isherwood, sempre compreensíveis em teatro, quase faz desaparecer do triângulo sexual (Sally/Maximilain/Brian) o nobre alemão Maximilian, do qual se ouve apenas o nome, e transforma Brian em Cliff Bradshaw.
Como habitual neste mundo "politicamentecorretês" apresenta-se a Alemanha da República de Weimar, aquela dos milhões de desempregados, das dívidas galopantes, da fome e muitos outros benefícios como um mundo de festa, de alegria e concomitante deboche. Enfim fixações e monomanias...
Para além de Feist e Ana Lúcia Palminha (no papel de Sally) algumas "peças" encontram-se muitos furos abaixo do que se espera num teatro musical. Mesmo assim, até ao final, a coisa mereceia o aplauso.
Trágica no final aquela metáfora da entrada na câmara de gás (não sabemos se de homossexuais, de judeus ou de quê, porque o cuidado nos trajes e pormenores históricos é nulo...) perfeitamente escusada mas muito de acordo com os "valores para a cidadania"... Enfim tolices do "politicamentecorretês".
Deixo-vos com dois cheirinhos do filme homónimo para desenjoar...


Etiquetas: , ,