28 novembro 2008

1º DE DEZEMBRO

Todos os anos, por esta altura, aqui vos venho arengar e exortar. Aproxima-se o dia 1º de Dezembro, aquele que celebra aquela madrugada gloriosa em que sacudimos o pérfido jugo de sessenta anos que os espanhóis nos impuseram, reganhando a Independência.
Então, como hoje havia acomodados, então como hoje muitos acreditavam que a independência se mantinha, então numa suposta monarquia dual. Mudam-se os tempos e algumas permissas, mas o essêncial mantêm-se: É preciso conquistar a cada dia a Independência.
Não faltes pois ao 1º de Dezembro.
Aqui ficam duas sugestões que, aliás, podem ser cumpridas quase em simultâneo.




Viva o 1.º de Dezembro!
No próximo 1.º de Dezembro comemoram-se 368 anos da Restauração da Independência. Logo em 5 de Dezembro de 1640, Olivença, assim que lhe chegaram notícias da revolta, repudiou o domínio filipino e fez jus à divisa que lhe fora outorgada pelos Reis de Portugal: NOBRE, LEAL E NOTÁVEL VILA DE OLIVENÇA!

Ocupada militarmente em 1801, desde então sob administração espanhola e forçadamente separada das demais terras portuguesas, Olivença constitui alerta eloquente para todos aqueles que querem um Portugal verdadeiramente livre e independente. Lembrando a NOBRE, LEAL E NOTÁVEL VILA DE OLIVENÇA, e apelando à participação cívica de todos na defesa da sua portugalidade, o Grupo dos Amigos de Olivença participará como habitualmente nas comemorações públicas do Dia da Restauração.Convidam-se todos os associados e apoiantes a integrarem a Comitiva do Grupo dos Amigos de Olivença que se concentrará, no dia 1.º de Dezembro, às 15:30 horas, frente à Casa do Alentejo, dali saindo para comparecer nas cerimónias oficiais que terão lugar às 16:00 horas, na Praça dos Restauradores, em Lisboa.

Para Lembrar e Reencontrar Olivença!

Não é tempo de ficar no sofá!

Etiquetas: , , ,