21 novembro 2008

UM GRANDE PRESENTE DE NATAL...

Saiu hoje (infelizmente ainda e apenas nos EUA) o Journal of the Orders and Medals Society of America, volume 59, nº 6 de Novembro-Dezembro de 2008. Pela primeira vez na sua já longa história o Journal (daquela que é a maior e mais importante instituição a nível mundial que se dedica ao estudo das Ordens, Medalhas e Condecorações - a já aqui falada Falerística) inclui apenas artigos relativos a um país, e esse país é, neste número excepcional, o nosso. É pois um número integralmente dedicado a Portugal, às nossas Ordens, Medalhas e Condecorações que assim se projectam para o universo de estudiosos e coleccionadores desta sociedade com membros em todos os continentes.
Foi a mesma fruto do labor em prol deste objectivo, quer através da produção de artigos de qualidade, quer através da pressão exercida junto dos editores de apenas três pessoas: os meus bons colegas e amigos Paulo Jorge Estrela e Russell Furtado (um militar americano na reserva de origem Portuguesa) e deste vosso escriba.
O sumário deste número excepcional (sem falsa modéstia) conta com os seguintes artigos:
"The Portuguese War Cross", HNO e Russell Furtado;
"The Military Order of the Tower and Sword: 200 years old", HNO e Paulo Jorge Estrela;
"The ceremony marking the 200th anniversary of the Portuguese Order of the Tower and Sword", Russell Furtado;
"Medals and Museums of Lisbon, Portugal", Russell Furtado.
E finalmente um artigo do presidente da OMSA sobre a convenção de 2008 onde o amigo Russ ganhou o prémio da melhor exposição com um painel sobre a nossa Cruz de Guerra.
Bem sei que a revista não se vende nos quisoques mas podem sempre espreitá-la, ou encomendá-la, aqui (quando a página estiver actualizada...).

Etiquetas: , , , , ,

1 Comments:

Blogger Nuno Castelo-Branco said...

O que "é uma gaita", são as condecorações mutiladas (depois de 1910). Que as tivessem abolido e inventado outras...

sexta-feira, 21 novembro, 2008  

Enviar um comentário

<< Home