03 junho 2010

MORREU JOÃO AGUIAR

Morreu hoje, em Lisboa, vítima desse malfadado cancro, João Casimiro Namorado de Aguiar, nascido na mesma cidade a 28 de Outubro de 1943, mais conhecido pelo nome literário de João Aguiar.
Era o meu autor contemporâneo português favorito. Senhor de uma escrita irrepreensível, dotado de uma imaginação bem estribada na história de imediato cativava os leitores. A mim conquistou-me, arrebatadamente, logo ao primeiro "A Voz dos Deuses", um fabuloso romance sobre um imaginário companheiro de Viriato. Escreveu mais de duas dezenas de romances e criou duas séries de televisão destinadas ao público mais jovem.
As letras portuguesas ficam mais pobres e Portugal perde um autor de grande mérito (embora nunca devidamente reconhecido). À família enlutada os sentidos pesâmes deste leitor atento que assim também perde uma parte de si.

Etiquetas: , ,

3 Comments:

Blogger Ludovico Cardo said...

O Jardim das Delicias, pesar de ter muito pouco de real no que toca à Área Nacional, não deixa de ser um bom livro.

quinta-feira, 03 junho, 2010  
Blogger Flávio Gonçalves said...

"O Jardim das Delícias", "A Encomendação das Almas" e o "Diálogo das Compensadas" foram dos livros politicamente mais correctos que já li, o primeiro então...

E os seus textos na "Super Interessante", de uma crítica social e de um patriotismo magoado absolutamente apaixonantes.

Um dos dois autores portugueses que me dava ao trabalho de ler.

quinta-feira, 03 junho, 2010  
Blogger Flávio Gonçalves said...

Tou a ficar disléxico, politicamente MENOS correctos que li.

Quanto ao "Jardim..." caro Ludovico, discordo, retrata na perfeição a 'área nacional' que conheço, desde os esotéricos neo-pagãos da Nova Era até aos restantes... eu diria que é uma espécie de "Diários Turner" portugueses.

sexta-feira, 04 junho, 2010  

Enviar um comentário

<< Home