02 junho 2006

SURPRESA OU TALVEZ NÃO...


Pedindo-vos desculpa pela eventual falta de eloquência da imagem (mas foi a que consegui obter na página do TNSC), volto aqui ao tema do postal anterior - O Ouro do Reno. Explicando a imagem. As pedras que veem são nada mais nada menos que o sumptuoso Valhalla, encomendado por Wotan aos gigantes Fafner e Fasolt.. Com boné vermelho e vestido à "hip-hopper" apresento-vos Loke, mais à esquerda de capacete azul (vestido de jogador de baseball embora aqui tal indumentária esteja oculta pelo abafo branco), nem mais nem menos que o deus Donner (Thor). Disto já vos tinha dado conta...o surpreendente é que nests semana o "DN" já elegeu esta encenação como de excelência (???) e despertando o interesse de vários países europeus...
Na realidade Wagner continua, tantos anos após a sua morte, a pagar pelas suas incómodas posições (nomeadamente o seu anti-semitismo) logo quanto mais sacrílegas, absurdas e "modernas" encenações, melhor. Mais se corrompe o seu génio, se achincalha a sua obra e sobretudo se atacam os seus valores.
Que raio de mundo este... mesmo a precisar de um Crepúsculo...

Etiquetas: , ,

7 Comments:

Blogger Flávio Santos said...

Eu já calculava que a encenação fosse "moderna" e por isso dispensei-me a gastar 60 euros e... os nervos. Para ouvir uma boa interpretação posso ficar em casa com o meu Furtwängler.
Há uns tempos, no canal Mezzo, apanhei um "Barbeiro de Sevilha" que até usava telemóvel!
Isto está mesmo a pedir uma Brünhilde que ponha fogo a esta pouca vergonha.
De qualquer modo o nosso amigo Humberto podia dizer o que achou do deslocamento do palco para a plateia, no que deve ter sido um trabalho notável de adaptação do velhinho TNSC.

sexta-feira, 02 junho, 2006  
Blogger Flávio Santos said...

Já agora, o anti-semitismo de Wagner era relativo. Apesar de ter escrito "O Judaísmo na Música", tributava ao judeu e grande compositor Carl Maria von Weber uma grande influência na sua evolução como músico. Basta ouvir "Der Freischütz" para o comprovar.

sexta-feira, 02 junho, 2006  
Blogger Humberto Nuno de Oliveira said...

Caro Fernando, a deslocação do palco a meu ver, compromete um tudo nada o fosso de orquestra. Limita, outrossim, consideravelmente as possibilidades cénicas. Tirando isso é um esforço interessante e que, para certas óperas, poderá resultar plenamente.

sábado, 03 junho, 2006  
Blogger Humberto Nuno de Oliveira said...

Quanto ao anti-semitismo era o que era, embora seja evidente o que o Fernando disse de Weber e da sua obra tão inspiradora da primeira fase de Wagner. Mas o anti-semitismo é uma coisa, judeus considerados individualmente, outra...
Um abraço
P.S. Um dia destes ainda hevemos de pensar em criar uma sociedade wagneriana entre nós, que tal Fernando?

sábado, 03 junho, 2006  
Blogger Mendo Ramires said...

Quem é o Fernando?!...

sábado, 03 junho, 2006  
Blogger Flávio Santos said...

F não é de Fernando, assino FSantos por necessidade de algum anonimato.

domingo, 04 junho, 2006  
Blogger Humberto Nuno de Oliveira said...

Peço desculpa pela "gaffe" mas essa coisa de anonimato não é muito para o meu feitio :-)

segunda-feira, 05 junho, 2006  

Enviar um comentário

<< Home