02 abril 2007

JANSENISMO

Teologia cristã baseada, entre outros aspectos, numa antropologia pessimista em que o homem surge profundamente corrompido pelo pecado. Surgiu na Bélgica e França do século XVII desenvolvendo-se no século XVIII, devendo a sua designação ao facto de encontrar as suas raízes nas ideias do bispo de Ypres, Cornelius Jansen (o da imagem aqui ao lado), e que no fundo era uma versão modificada do calvinismo, mantendo os principais aspectos daquele. Deu origem naqueles séculos a toda uma pléiade de atormentados homens pseudo virtuosos. Creio que encontra seguidores nos nossos dias alguns dos quais se dão mal com o passado, seguramente de pecador, não sentido "qualquer tipo de orgulho por um pequeno passado partilhado numa militância política adolescente".
Ao longo deste tempo de "blogosfera" várias vezes me disseram "porque não o "'lincas'", "o tipo é nacionalista, foi do MN", etc...
Se duvidas tivesse tido ter-se-iam dissipado. Espero que para mim e para os demais que o "apadrinhavam".
É que aos jansenistas se pode aplicar o que se dizia dos índios... Realmente não há paciência para esta gente que justifica as opções - que agora surgem inoportunas para a nova roupagem, tão douta e filosófica, quanto "politicamente correcta" - do passado com os desacertos da adolescência (que, dúvida metódica minha, durará até que idade?).
Bem, como nele é habitual; o vertical, amigo e camarada VL.

Etiquetas: , ,

1 Comments:

Blogger Flávio Gonçalves said...

Eu não sei porque linkam o homem, fetiches sionistas...

quarta-feira, 04 abril, 2007  

Enviar um comentário

<< Home