20 junho 2010

A MORTE DE UM HERÓI

Tomei hoje conhecimento que faleceu na passada Sexta-feira, dia 18 de Junho, em Toul (Meurthe-et-Moselle), localidade que o viu nascer em 14 de Fevereiro de 1916 em plena 1ª Grande Guerra, o Tenente-General (General de Corpo de Exército) Marcel Bigeard.
Homem notável, herói de gerações (entre as quais a minha), foi incorporado em 1936, como soldado, por mérito em 1939 era já sargento e em 1940, oficial sub-alterno. Preso nesse ano pelos alemães é levado para campo de prisioneiros de onde se evade, juntando-se às forças da denominada França Livre no Norte de África. Em 1943 é já tenente e em 1944, após treino no Reino Unido é lançado de paraquedas com a missão de coordenar a resistência na zona dos Pirenéus atingindo no final da guerra o posto de capitão.
Herói da guerra da Indochina, onde já major, em 1952 comanda o 6º Batalhão Paraquedista Colonial. Em 1954 na sequência do comportamento na batalha de Den Bien Phu é promovido a tenente-coronel.
A guerra da Argélia (1954-1962) apanha-o já coronel e no comando do 3º Regimento Parquedista Colonial onde, uma vez mais, demosntra as suas inegáveis qualidades militares.
Em 1967 é promovido a brigadeiro e colocado como responsável das forças no Senegal.
Autor de obra notável no domínio da contra-guerrilha era o oficial mais condecorado do exército francês. Entre as suas condecorações encontram-se a Grã-Cruz da Legião de Honra, a Cruz de Guerra de 1939-1945, a Cruz de Guerra dos Teatros de Operações Exteriores, a Cruz de Valor Militar, a Medalha da Resistência, a Cruz de Combatente, a Medalha de Ferimentos (cinco ferimentos), a Ordem de Serviços Distintos do Reino Unido, Comandante da Legião de Mérito dos Estados unidos, Grande Oficial do Mérito do Senegal, Grande Oficial de Mérito do Tongo, Grande Oficial de Mérito das Comores, Grande Oficial de Mérito Saudita, Comendador da Ordem do Mérito Nacional da Mauritânia, Comendador do Dragão de Annam, Comendador do Mérito Centro-Africano, Oficial do Milhão de Elefantes do Laos, entre diversas outras medalhas comemorativas e Legionário Honorário de 1ª Classe.
Morre pois um herói e referência para tantos de nós! Paz à sua alma.

Etiquetas: ,

3 Comments:

Blogger Marcos Pinho de Escobar said...

Um guerreiro digno da Terra de Sao Luís. Infelizmente já nao há homens como este. Que descanse na Paz de Deus. Abr. amigo.

domingo, 20 junho, 2010  
Blogger VETERANO said...

Caro Senhor

Permiti-me hoje "lincar" um pequeno texto que escrevi no blogue (http://batalhaodeartilharia741.blogspot.com/)para este seu postal. Releve, por favor, o atrevimento, em nome da admiração que ambos temos por Marcel Bigeard.

segunda-feira, 28 junho, 2010  
Blogger Humberto Nuno de Oliveira said...

Relevadíssimo e obrigado pela sua visita.
Paz a este enorme combatente!

terça-feira, 29 junho, 2010  

Enviar um comentário

<< Home