10 dezembro 2006

CONSELHO IGNORADO...

A minha mulher disse-me ontem: "Não leias esta entrevista que te vai irritar...". Ignorei o aviso e ao folhear a "Notícias Sábado", nº 48 (9.Dez.2006) deparei com a notícia para a qual tinha recebido tão sábia advertência - "Vida de Coelha". Trata-se de uma entrevista a Sara Santos que, ao que ali li, foi recentemente eleita Miss Playboy TV 2006. Confesso que ao ler as gordas (como normalmente sempre faço antes de ler) até fiquei bem impressionado pois a rapariguinha dizia: Não quero a moda, não é a minha vida. Estou a aproveitar que sou nova e tenho corpo, mas sei que isto é uma ilusão e acaba depressa. Pensei para com os meus botões: "a criatura até tem alguns laivos de inteligência, menos mal, que quereria dizer a minha mulher?". O mal, para o qual sabiamente a minha mulher me alertara, estava para vir...
Aliás não era um mal singular mas plural. Comecei por saber que a criatura entrara para a licenciatura em Direito na minha Universidade (embora a tenha abandonado para ir cursar enfermagem, sabe-se lá onde...), facto particularmente grave pois não conseguimos impedir que dissesse a alarvidade seguinte: Tenho vergonha de ser portuguesa. As pessoas só se preocupam em ter dinheiro para ir ao futebol, gastar em roupa e comprar revistas de mexericos. Concordo que a preocupação materialista, a alienação do futebol e a vida de mexericos não fazem parte, fortunadamente, do meu quadro de referências, mas daí a ter vergonha de ser Portuguesa, tenha mas é vergonha na cara (que por sinal nem é famosa...). A "cereja no topo do bolo" era porém a afirmação, Portugal devia ser Espanha. Porque é que não se vende o País a Espanha? Para além de ficarmos a saber que a miss despida faz parte dos 28% de traidores iberistas (se porventura souber o que isso é...), ficámos com a certeza que, para além dos dotes que lhe valeram o título outros não terá, tinha vergonha de ser portuguesa pelos três motivos indicados e queria ser espanhola?
Alguém ofereça à "coelhinha" uma assinatura da "Hola!" e pode ser que a criatura ainda se salve...