30 abril 2008

AINDA, E SEMPRE, O KOSOVO

Mais uma referência bibliográfica para eventuais interessados:

Tricia ANDRYSZEWSKI

Kosovo the splitering of Yugoslavia

Brookfield (Connecticut): The Millbrook Press

2000

Etiquetas: ,

29 abril 2008

4º ANIVERSÁRIO

Ao camarada e amigo Duarte Branquinho pelo quarto aniversário. Que nunca lhe doa a Pena nem a Espada.
Um abraço!

Etiquetas: ,

28 abril 2008

TURISMO ÉTNICO OU O CÚMULO DA IMBECILIDADE

Ufanos noticiam vários jornais de hoje as enormes virtualidades de Lisboa como polo de atracção de "turismo étnico", conceito que reconheço como interessantíssimo no local apropriado.
Os meus leitores habituais bem sabem como abomino o "politicamentecorretês" mas sinceramente desta feita creio bem que essa gente - e não os "tenebrosos" nacionalistas - está enferma, e gravemente.
Que raio de ideia é essa de promover numa cidade europeia o "turismo étnico" com que, aliás, é brindada a minha localidade de residência.
Então as pessoas devem visitar Portugal e Lisboa pela sua cultura e gentes ou para ir à procura de um simulacro de África, Ásia ou América? Até onde chega a cegueira e doença destas gentes?
E quem no seu prefeito juízo deixará de ir à misteriosa África (que quem visita jamais esquece, garanto-vos) para ir ver a "África da Cova da Moura", bem diferente da verdadeira para pior. Ou quem deixará de ir ao longínquo Oriente para mergulhar no enjoativo mar de fragâncias do Martim Moniz?
Ou ainda quem, deixará de visitar o Brasil que interessa, não aquele da cultura do chinelo, claro está, para se aventurar nas ruas da Costa de Caparica?
Esta gente está doente e não há quem os convença disso. Ou pelo menos a tratarem-se...

Etiquetas: ,

26 abril 2008

A SUCESSÃO EM BAYREUTH

Há cerca de um ano escrevi-vos sobre o assunto num postal a que chamei "No melhor pano caí a nódoa", sobre a complexa sucessão de Wolfgang Wagner em Bayreuth, então, como agora, envolta em polémica ao melhor estilo dramático da família.
Três candidaturas possíveis, todas bisnetas do genial Mestre de Bayreuth: a de Nike Wagner (nascida no ano em que terminou a Segunda Guerra Mundial), directora das ‘Pèlerinages’ a Kunstfest Weimar e filha do antigo director de Bayreuth Wieland Wagner e de duas filhas de Wolfgang: Eva Wagner-Pasquier (nascida também em 1945) e Katharina Wagner (nascida em 1978 em Bayreuth).
A história vem de mais atrás. Com a morte do compositor sucedeu-lhe como responsável no Festival o filho Siegfried (1908-1930) e a este sua mulher Winifred Wagner (1930-1945), mas devido à particular relação desta com Adolf Hitler o festival só reabriu em 1951 (Winifred que faleceu em 1980 jamais renegou os seus ideais e a amizade com o Führer).
O casal tivera quatro filhos, netos de Wagner: Wieland (1917-1966), Friedlinde (1918-1991) Wolfgang (1919) e Verena (1920) e nos quais podemos dizer se nota um acentuado trauma materno levando a uma absurda negação do trabalho de Winifred e a uma desconstrução de uma concepção tradicional das obras de Wagner.
Após a guerra com Wieland e Wolfgang o novo drama wagneriano surgia. Após a morte em 1966 de Wieland torna-se o único director. Inicia-se também o afastamento de Nike... e dez anos depois da sua filha Eva.
Agora depois de se ter forçado a sucessão de Katharina que, recordo-vos foi pateada, chegou-se a esta solução bicéfala, capaz de agradar ao Conselho da Fundação Richard Wagner mas que, indiscutivelmente, deixa de fora a competente e conhecedora Nike, das três a que mais talhada estaria para o lugar.

Etiquetas: , , ,

SEM DANOS DE MAIOR

atravessei, evitando ainda a poluição visual, este período de "blackout".

Etiquetas:

24 abril 2008

"BLACKOUT"

Antecipando os festejos e foguetório que não tarda começarão lá para as minhas bandas, este blog (roidinho de pena por não relatar amanhã a "manif" dos mal-cheirosos) inicia um período de blackout, como se diz em "futebolês" de um pouco mais de 24 horas.
















Regresso a 26.

Etiquetas:

EIS OS MONGES RESPONSÁVEIS PELA VIOLÊNCIA EM LASSA

Em véspera do 25A é particularmente apropriada para, uma vez mais, não esquecermos que não se pode confiar nos comunistas...
O embuste está à vista e a violência de "monges" (conhecidos justamente pelo inverso) explicada.

Etiquetas: , , ,

ACABADINHA DE SAIR

Acaba de sair a Lusíada.História 4 referente ao ano de 2007 e cujo tema de dossier é "Portugal e a Europa".

Volume de 392 páginas terá como PVP 20 euros embora nos primeiros 15 dias os pedidos feitos à Editora, acompanhados do código HIS4 beneficiem do preço de lançamento de 15 euros. É de aproveitar para os interessados.

Para os leitores da casa alguns temas podem cativar a atenção:

"A Hungria entre duas Guerras Mundiais" (deste vosso escriba); "Cunha Leal e os primórdios da Segunda Guerra Mundial I", de Júlio Rodrigues da Silva; "Os militares estrangeiros em Portugal no século XVI (...)", de Gonçalo Couceiro Feio; "Portugal na Monarquia Dual. O tempo dos Filipes", de Abílio Pires Lousada; "panamá e Messina: duas condecorações estrangeiras concedidas a portugueses", de Paulo Jorge Estrela; "Alberto de Monsaraz e a vaga dos nacionalismos e dos radicalismos político-autoritários do pós-I Guerra Mundial: um rumo até ao fascismo?", de Nuno Simão Ferreira e "Salazar e a Política Económica do Estado Novo", de João Mosca. entre outros artigos.

Sem falsa modéstia um bom e interessante volume.

Etiquetas: ,

23 abril 2008

DÚVIDA ORNITOLÓGICA...

O "velho" e bom amigo, sempre amável e interessante de ler, José Carlos a respeito do Kosovo, onde com a costumeira amabilidade a mim e a este outro camarada e amigo se refere, lançou-me numa tremenda e terrível dúvida semântico-ornitológica...
Diz ele que Kososvo, em eslavo, é "campo dos corvos", julgava eu que era "campo dos melros". Haverá por aí um eslavista que me valha?


Bom, pelo menos concordamos no essencial: trata-se de um pássaro preto e seguramente em que o Kosovo é Sérvio.

Etiquetas: , , ,

TRATANTES, FEDERASTAS E MENTIROSOS

Reune-se hoje, naquele casarão roubado aos frades de São Bento, um bando de tratantes, federastas e mentirosos para, como excelsos democratas que são - nas costas dos portugueses e precavendo alguma esclarecida resposta no referendo que, entre outros, o Pinóquio que nos governa prometeu - ratificarem mais um acto de lesa Pátria, o Tratado que leva por nome o da capital desta aviltada Nação.
E viva a "democrácia"`(é de propósito para não se confundir com "democraccia"), realmente em Abril, tragédias mil...


Não se esqueçam: para o ano votem nos mesmos...

Etiquetas: ,

CÁ ESTÁ ELE...


Tal como aqui vos tinha falado.

E nada mais há a acrescentar...

Excepto que dizem para aí que a ideia foi de um tal Jorge Santos, professor e investigador de estudos judaicos, que terá para tal colocado em marcha uma petição.

Eu, que não sou tão crédulo, temo bem que a ideia tenha tido outra proveniência...

Mas, a ser verdade, já sabem como conseguir memoriais na urbe lisboeta... cabe-nos lançar as mãos à obra.

Etiquetas: , , ,

22 abril 2008

AMANHÃ, ANTE-VÉSPERA DA TRAGÉDIA

É dia de tratantes e federastas.
Sabiam que vai ser reintroduzida a pena de morte em Portugal?
Não? Então não deixem de ler aqui.
Genial à boa maneira do nosso querido Zé Carlos.

Etiquetas: , ,

AINDA O KOSOVO

Não querendo ficar atrás do meu amigo e camarada Duarte Branquinho em matéria de livros que tenham fundamentado a nossa conferência «Kosovo é Sérvia: Um grito contra a nova ordem mundial», do passado dia 12 de Abril, aqui vos deixo um imperdível:
Balkan Babel. The disintegration of Yugoslavia from the death of Tito to the war of Kosovo (3ª ed. Boulder, Colorado: Westview Press, 1999)
Escrito por Sabrina Petra Ramet (Professora de Estudos Internacionais da Universidade de Washington), aborda a desintegração da Jugoslávia abordando de modo original aspectos políticos e sobretudo envolventes culturais interessantes desde o papel da religião até a um capítulo dedicado à música Rock.
O livro termina com um intrigante capítulo:
Peace without rights? Ou seja "Paz sem direitos?".
Como vos disse, de leitura aconselhada a todos os interessados nesta questão.

Etiquetas: , , ,

21 abril 2008

AINDA A TRETA DA "TOLERÂNCIA"

Ou revisitando o postal sobre Brigitte Bardot, carregadinha de razão.
Porque teremos que nos sujeitar a achar tudo "normal", a sermos "tolerantes" a conformarmo-nos a que hábitos espúrios invadam as nossas ruas, praias e piscinas com "burkinis" se, por exemplo, a imagem normal da direita é proibida e impossível em qualquer país islâmico?
Porquê, em nome dessa "tolerância" teremos que nos vergar nas nossas pátrias, se se quisermos ir a esses países todos nós, em particular as mulheres são sujeitas a normas rígidas e impostas.
Aí não existe qualquer "tolerância" nem existe quem a reclame.
Carregada de razão está a Brigitte Bardot, o resto são histórias da carochina, ou melhor da joaninha que está mais na moda...
É caso para dizer como nas operações da G.N.R.: "Tolerância 0".

Etiquetas: ,

20 abril 2008

A "GRANDE ALBÂNIA"

Até quando durará a farsa?

Etiquetas: , ,

18 abril 2008

BRIGITTE BARDOT, A "TOLERÂNCIA" OU UM MUNDO DE BOSTA

Já vários companheiros da blogosfera abordaram a questão da condenação de Brigitte Bardot, pelo que não importa retomar o tema a fundo, desde logo pelo ridiculo que comporta a acusação por incitamento ao ódio racial.
Neste mundo "politicamentecorretês" a verdade (que outrora era revolucionária) é hoje motivo de condenação. Cada vez mais se pretende tapar o sol com uma peneira em nome dessa tal "tolerância" que, se bem repararem, é sempre unívoca o que, desde logo, é um contrasenso à própria noção de tolerância.
Bardot limitou-se a constatar aquilo que em França é uma evidência: que a comunidade muçulmana está a destruir o país impondo os seus costumes. Há dúvidas?
E já agora, afinal sempre há raças? E qual é então a dos muçulmanos?

Etiquetas: , , , ,

17 abril 2008

REALMENTE NESSE DIA... OU A NUVEM DE "GANZAS"

Normalmente nada de bom há... Para o próximo 25A está convocada uma manifestação anti-policia por diversas organizações que eufemisticamente a designam de «Manifestação antiautoritária - contra a repressão policial» e terá lugar à tarde na Praça da Figueira.
Os "jovens" (que devem ter frequentado os workshops de desobediência civil do Berloque) referem a importância do acto «um ano depois do ataque policial no Chiado». É preciso descaramento. Se bem se recordam a carga policial surgiu depois desses energúmenos piolhosos e malcheirosos terem tentado invadir a sede do PNR e vandalizado e destruído diversos equipamentos à sua passagem.
Mas como são jovens... Alguém soube de algum molestado? É cá por coisas, pois apesar de tanta "repressão policial" a polícia só incomoda sempre os mesmos e os "jovens", para quem politicamente manda na polócia, são rapaziada "porreira".
À boa maneira bolchevique não faltam mesmo as considerações humorísticas: «passaram 34 anos desde a substituição de um governo fascista por um governo que continua a controlar, a matar e a reprimir as populações».
Como provavelmente andam desatentos a estas movimentações dos "jovens" aqui ficam algumas das "ilustres" entidades promotoras, é só investigar:
'Movimento Antifascista Português', 'Parem o PNR', 'Bragança Antifascista', 'Raiva', 'Ultras', 'Stop de Lisboa Treaty', 'Resistir', 'Bastounada' entre outros.
E já agora revistem-nos que vão ver as surpresas que irão ter...

Etiquetas: ,

16 abril 2008

BOA SORTE PARA O SPORTING...

Não, não me insultem e acalmem-se que não mudei de clube. Embora seja algo que se adquire, diria, irracionalmente é raro que tal aconteça a alguém (embora deva confessar-vos que conheço um caso que me chocou particularmente dado tratar-se de um queridíssimo amigo e distintíssimo Doutor em Filosofia que desertou do Benfica para o FCP, caso inédito, sem dúvida). Mas, na realidade, com a idade o que se perde em emotividade se ganha em realismo e indiscutivelmente que o vencedor da Taça de Portugal vai ser aquela agremiação lá das Antas. Portanto poupando o meu Benfica à condição de "cabeçudo" da festa que se avizinha para o Estádio Nacional, desejo para hoje as maiores felicidades ao Sporting.

Etiquetas: , , ,

FIEL ATÉ AO FIM!

Faria hoje 100 anos António Lopes Ribeiro. Nascido em Lisboa (cidade onde veio a falecer em 14 de Abril de 1994) no ano do nefasto Regicídio viria a transformar-se na mais importante referência do cinema português, opinião que perfilho mas que é secundada por muitos estudiosos do cinema português.
Salvo erro ou omissão gravou os seguintes filmes e documentários:
Bailando ao Sol (1928)
Uma batida em Malpique (1929)
Curso de Oficiais Milicianos em Mafra (1932)
A Preparação do Filme "Gado Bravo" (1933) - verdadeiro percursor dos modernos "making of..."
Gado Bravo (1934)
Fogos Reais na Escola Prática de Infantaria (1935)
O Feitiço do Império (1940)
Guiné, Berço do Império (1940)
As Festas do Duplo Centenário (1940)
O Pai Tirano (1941)
Aspectos de Moçambique (1941)
Manifestação Nacional a Salazar (1941)
A Exposição do Mundo Português (1942)
Portugal na exposição de Paris de 1937 (1942)
São Tomé e Príncipe (1942)
Amor de Perdição (1943)
Angola, uma Nova Lusitânia (1944)
Gentes Que Nós Civilizámos (1944)
A Morte e a Vida do Eng. Duarte Pacheco (1944)
Inauguração do Estádio Nacional (1944)
Viagem de Sua Iminência o Cardeal Patriarca de Lisboa (1944)
As Ilhas Crioulas de Cabo Verde (1945)
Manifestação a Carmona e Salazar pela Paz Portuguesa (1945)
A Vizinha do Lado (1945)
Guiné Portuguesa (1946)
Cortejo Histórico de Lisboa (1947)
Anjos e Demónios (1947)
Lisboa de Hoje e de Amanhã (1948)
14 Anos de Política do Espírito — Apontamentos Para uma Exposição (1948)
15 Anos de Obras Públicas (1948)
Uma Revolução de Paz (1949)
Estampas Antigas de Portugal (1949)
Viagem ao Porto do Senhor Marechal Carmona (1949)
A Nossa Fortuna (1949)
Só Tem Varíola Quem Quer (1949)
Campanha Eleitoral de 1949 (1949)
Campanha para a Reeleição do Presidente Carmona (1949)
Frei Luís de Sousa (1950)
Algarve de Além-Mar (1950)
Festa dos Tabuleiros de Tomar (1950)
O 2º Congresso Internacional das Capitais do Mundo (1950)
Casas Para Trabalhadores (1950)
Seguro e Assistência Média (1950)
Serviços Médico-Sociais (1950)
Trabalho e Previdência (1951).
As Rodas de Lisboa (1951)
Celebração do 28 de Maio em 1952 (1953)
O Jubileu de Salazar (1953)
A Viagem Presidencial a Espanha (1953)
Cortejos de Oferendas (1953)
Uma Realidade Internacional — Tânger (1953)
Trabalho Prisional (1954)
Viagem do Ministro dos Negócios Estrangeiros ao Brasil (1954)
A Apoteótica Visita a Portugal do Presidente da República ao Brasil (1955)
Como os Portugueses Receberam o Presidente do Brasil (1955)
A Visita do Chefe de Estado à Ilha da Madeira (1955)
A Visita Oficial à Grã-Bretanha do Presidente da República Portuguesa (1955)
Arte Portuguesa em Londres (1956)
A Regata Torbay-Cascais (1956)
Átomos para a Paz (1956)
A Visita do Ministro Paulo Cunha aos Portugueses da Califórnia (1956)
Rainha Isabel II em Portugal (1957)
A Visita a Portugal da Raínha Isabel II da Grã-Bretanha (1957)
A Visita Presidencial ao Brasil (1957)
A Gloriosa Viagem ao Brasil I/II (1957)
30 Anos com Salazar (1957)
Lisboa Vista pelas Suas Crianças (1958)
Comunidade Luso-Brasileira I/II (1958)
Portugal na Exposição Universal de Bruxelas (1958)
Comemorações Nacionais (1958)
Portugal no Oriente (1958)
A Luta Contra o Cancro (1958)
O Lar de Catassol (1959)
Faina do Rio e do Mar (1959)
Da Serra ao Mar (1959)
Jóias do Alto Alentejo (1959)
Loiça de Barro (1959)
Rendas e Panos (1959)
Sés Portuguesas (1959)
O Primo Basílio (1959)
Mosteiro dos Jerónimos (1960)
Arte Sacra (1960)
Os Monumentos de Belém (1960)
Indústrias Regionais (1960)
Uma Jornada Histórica — Do Terrorismo no Congo à Manifestação em Lisboa (1960)
Nazaré (1962)
As Artes ao Serviço da Nação (1962)
Casa Bancária Pinto de Magalhães (1963)
O I Salão de Antiguidades (1963)
Instituto de Oncologia (1963)
Esta Pressa de Agora (1964)
Gil Vicente e o seu Teatro (1966)
Fátima, Espaço do Mundo (1967)
Fátima no Médio Oriente (1968) - sobre a inauguração dum santuário dedicado a Nossa Senhora de Fátima em Damasco
Terra Santa, Terra Prometida (1968)
Termolaminados (1968)
O 2º Centenário da Imprensa Nacional (1969)
Portugal na Expo'70 (1970)
Dia de Portugal na Expo'70 (1970)
Portugal de Luto na Morte de Salazar (1970)
O Encontro Presidencial na Ilha Terceira (1971)
O Porto de Lisboa, Porta do Atlântico (1971)
Macau — Portugal na China (1974)
Fundou ainda três notáveis publicações sobre cinema. Em 1928 a Imagem (com Chianca de Garcia), em 1930 a Kino e em 1933 o Animatógrafo.
Figura muito popular, em especial na década de 60, apresentava RTP o "Museu do Cinema", em que apresentava filmes mudos. Quando do 25A, incapaz de servir o novo regime e evitando o inevitável saneamento apresenta a sua demissão.
Assumiu sempre as posições políticas que perfilhara ao longo de décadas. Morreu como um homem vertical e exemplo de coragem, dedicação e militância para os mais novos.
António Lopes Ribeiro, presente!

Etiquetas: ,

A HIPOCRISIA DOS BOICOTES...


Etiquetas: ,

15 abril 2008

NOVAS DESSE FANTÁSTICO "PAÍS"

De acordo com a acusação, vários líderes dos albaneses de Kosovo, entre os quais o actual "primeiro-ministro", Hashim Thaçi, estiveram envolvidos no tráfico de órgãos extraídos de prisioneiros sérvios.
Quase 300 prisioneiros sérvios e de outros países eslavos, incluindo mulheres foram transferidos em 1999 do Kosovo para a Albânia, onde lhes eram extraídos os órgãos.
"Depois, estes órgãos eram enviados do aeroporto de Tirana para clínicas no exterior para ser implantados em pacientes que pagavam", afirma Del Ponte num capítulo do livro La caccia. Io e i criminali di guerra (A caça. Eu e os criminosos de guerra), escrito em parceria com Chuck Sudetic, um jornalista do New York Times, "Os dirigentes de nível intermediário e elevado do UCK (Exército de Libertação de Kosovo) estavam a par e estavam envolvidos de maneira ativa no contrabando de órgãos".
Tudo gente boa nesse grande "país".
Pena é que a denúncia só surja agora, há uns anos só os sérvios praticavam atrocidades... E agora ninguém sentará o senhor "primeiro-ministro" no banco de nenhum tribunal, pois não?

Etiquetas: , , ,

14 abril 2008

CORRECÇÃO QUE É NECESSÁRIA

Não há muitos anos atrás, no futebol nacional (e também internacional), falava-se no "Inferno da Luz", tal era o temor com que as equipas se deslocavam ao terreno do Benfica, porém, com as alterações que o tempo sempre impõe penso que hoje se deve passar a falar no "Inferno na Luz". Na realidade, uma equipa que pretende ser de primeiro plano não pode perder (até ver...) 18 pontos em casa. É verdadeiramente um inferno, todos conquistam pontos na Luz.

Parabéns ao Vitória Sport Club e que possa ir, por mérito próprio, à "Champions". Quanto ao meu clube nem à UEFA mereciam ir, o que, vendo bem, nem sequer é impossível a jogar assim.



Do fim-de semana desportivo o parabéns a João Neto pela conquista do ouro em -81 kgs.

Etiquetas: , , , ,

11 abril 2008

INÉDITO...

Confesso que apesar de já ter proferido algumas dezenas de conferências, tal nunca me tinha acontecido.
Estou a menos de 24 de proferir, em companhia do meu bom amigo e camarada Duarte Branquinho, uma conferência sobre o Kososvo.
Infelizmente, após desmarcação do Hotel Diplomático, não vos posso dizer onde é pois não sei... Confesso que tal é inédito na minha vida.
O outro jé referido participante sabe um pouco mais que eu: será na Av. Almirante Reis... mas mais não sabe.
Um sucesso em vista, está bem de ver. Se é assim para os conferencistas imaginem como será para os potênciais ouvintes.
Uma pena. O PNR e sobretudo a causa do Kosovo mereceriam algo bem melhor.
Amanhã lá nos vemos? Não sei bem onde...

Etiquetas: , , ,

COISAS DESTE NOSSO PAÍS...

Não é surpresa para ninguém que o nosso país é pródigo em coisas surpreendentes, mas, por muito atávica que tal tendência seja, jamais me deixo de surpreender com certas coisas que se passam cá pelo burgo.

Chegou a vez da vetusta fragata "D.Fernando II e Glória", que como sabem foi o último grande navio à vela da Marinha Portuguesa e a última "Nau" a fazer a chamada "Carreira da Índia" (notável e importante linha militar regular que, desde o século XVI e durante os 3 séculos seguintes, fez a ligação entre Portugal e aquela antiga dependência). Foi ainda esta fragata o último grande navio que os estaleiros do antigo Arsenal Real de Marinha de Damão construíram para a nossa Marinha, realizando a sua primeira viagem em 1845.

Todos se recordam que, até há bem poucos anos jazia encalhada no Tejo, vítima de um incêndio que a destruiu quase na totalidade em 1963. Durante cerca de três décadas teimosamente permaneceu, adornada sobre bombordo e "teimando em mostrar que o desgaste natural do tempo se devia sobrepor ao esquecimento dos homens". Uma velha glória da Marinha e uma embarcação emblemática teimava em jazer no rio sem que se vislumbrasse destino para tais destroços. Um crime, uma pena patrimonial como tantas outras que, de lés a lés, vai persistindo em mostrar uma faceta menos "porreira" deste hoje socrático país...
Em 1990, em boa hora, foi assinado um Protocolo entre a Marinha e a Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, tendo por objectivo a recuperação da fragata "D.Fernando", projecto naturalmente confiado à Marinha, dele sendo encarregado o Arsenal do Alfeite. O Estado e muitas empresas abraçaram o projecto e em Janeiro de 1992 o casco do navio (tudo o que então restava) era removido do local onde se encontrava e transportado, em Setembro de 1992, numa doca flutuante para o estaleiro da "Ria-Marine", em Aveiro, para efectuar o restauro estrutural. Em 8 de Abril de 1997 (há onze anos portanto)concluídos os trabalhos a "D. Fernando" era lançada à água. Rebocada para Lisboa, para o Arsenal do Alfeite onde foi feito o aprestamento e o apetrechamento museológico, última fase do projecto de recuperação da fragata, foi aumentada ao efectivo dos navios da Armada em 28 de Abril de 1998. Como todos se recordaram após entrega ao Museu de Marinha esteve em cais próprio, na Expo'98.
Acontece que onze anos depois, leram bem onze anos apenas, após um restauro que demorou oito anos e não obstante custos de recuperação que se elevaram aos 11 milhões de euros a fragata "D. Fernando" procura investidores (conforme notícia recente em diversos jornais). Perguntarão porquê?
A resposta é simples mas infelizmente verdadeira. O trabalho foi mal feito e apenas onze anos depois, uma embarcação que navegou o equivalente a quase cinco voltas ao mundo, está a precisar de uma recuperação profunda no casco, de substituição das grandes tábuas, de calafetagem...
Inacreditável. O espantoso é que ninguém se tenha lembrado de apurar as responsabilidades em toda esta questão da "Ria-Marine", em Aveiro, que em 1997 foi responsável pelo restauro (e que restauro...) estrutural daquela fragata. E como Expo's não as há todos os anos creio, e temo, que lá continuará na doca seca de Cacilhas impossibilitada de contacto com a água.

Etiquetas:

10 abril 2008

ATÉ VER...

O juíz João Felgar dá provas de isenção no julgamento. Relatando o julgamento o "Diário de Notícias" de hoje, escreve:
"Perto do final da sessão, e depois de lhe ter sido perguntado se achava que os males do País eram culpa das outras raças, respondeu que os principais culpados eram os políticos brancos. E, citando o DN, aproveitou a oportunidade para, durante cerca de dez minutos, criticar o processo que o conduziu à cadeia e à barra do tribunal. "Como diz hoje [ontem] o Diário de Notícias, o novo Código Penal já libertou 315 presos preventivos desde 15 de Setembro de 2007. No dia 14, foram libertados 100 presos preventivos e eu fui o único que continuei na cadeia. Devia ter saído mas fui mantido preso até dia 15, quando recebi a acusação que tinha sido assinada pela procuradora Cândida Vilar às 23.00 do dia anterior". O skin-head acusou a procuradora de dualidade e de o ter mantido preso sem pressupostos, o que obrigou Candida Vilar a intervir e pedir ao juiz que mantivesse o arguido cingido ao processo. O juiz reconheceu que "a amplitude dada às declarações do arguido neste processo não é comum nos tribunais portugueses", o que neste caso se justifica "dada a amplitude de referências ideológicas, a possibilidade de falar deve ser igualmente ampla". "
Ler a notícia integral aqui.

Etiquetas: , ,

"SÍMBOLOS ILEGAIS"

É esta a reacção de Moscovo à aprovação por Pristina da "constituição" do Kosovo. Classificando, e bem, a auto-proclamada "República do Kosovo" como uma entidade ilegal, a diplomacia russa suatentou que mais este atropelo à ordem internacional contribuirá para um significativo aumento da tensão naquela região.

Etiquetas:

09 abril 2008

OIÇAM-NO

Oiçam-no com atenção e atentem no que disse ontem o presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses, António Martins: ninguém pode ser julgado por delito de opinião!
Agora esperemos que aqueles que estão apenas acusados e cuja presunção de inocência permanece no plano jurídico sejam julgados em conformidade com estes princípios, porque do que a imprensa vai fazendo a história será bem diferente...
Assegurou, ainda que os arguidos poderão dizer em tribunal tudo aquilo que quiserem, «porque os juízes permitirão que o julgamento se realize na maior tranqulidade e com possibilidade de defesa integral».
Esperemos para ver...

Etiquetas: , ,

08 abril 2008

O JULGAMENTO

José Pinto-Coelho manifestou hoje, aos microfones da TSF a sua concordância com as afirmações do bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho Pinto, que considerou após recente visita a Mário Machado, que os 36 elementos envolvidos no processo dito da "extrema-direita", alguns deles skinheads, cujo julgamento hoje se iniciou vão a tribunal fundamentalmente por delito de opinião e que, relembre-se, considerou abusiva a prisão preventiva aplicada a Mário Machado.
O Presidente Pinto-Coelho afirmou: «Eles estão presos há um ano. Privaram-lhes a liberdade sem nada de concreto. É tudo muito vago e é óbvio que é um delito de opinião e não há nada mais que um delito de opinião». Tal como sempre se defendeu nesta tribuna, José Pinto-Coelho defendeu que as pessoas «têm de ser presas pelos seus actos e não pelo que pensam, nem por intenções que hipoteticamente possam ter»; outrossim - como aqui sempre afirmei independentemente de quem se tratar -, manifestou a concordância com a condenação dos arguidos se algo o justificar [e baseado na mesma e exacta moldura penal que seria aplicável a um mesmo ilícito por qualquer outra pessoa, acrescento eu], mas jamais se essa condenação se basear em «opiniões políticas».

Etiquetas: , , , , ,

CONFERÊNCIA - KOSOVO

Contrariamente ao aqui anunciado ontem a conferência terá lugar no Hotel Diplomático (Rua Castilho, nº 74, Lisboa)

Etiquetas: , , ,

07 abril 2008

MOTE PARA AMANHÃ

Força, força, companheiro Vasco.

Porque parece impossível, no "Portugal de Abril", alguém ser acusado por aquilo que o Vasco é: escrever!
Ah, é verdade e, ao que me dizem, por ter uma réplica (ao que creio sem gume) de uma arma branca. Grave e perigoso, como podeis ver...
Cá por mim poderiam ir, por exemplo, à Apelação e viriam de lá de carrinha cheia... mas isso se calhar não ficava bem na fotografia e irritaria "os jovens".

Etiquetas: , , ,

APOIO INQUEBRANTÁVEL À SÉRVIA

Espero ter o prazer da vossa presença na Sede do PNR.

Etiquetas: , , ,

R.I.P. - CHARLTON HESTON

Morreu uma lenda viva e um dos meus heróis de juventude. Aos 84 anos vítima de Alzheimer morreu, no passado Sábado, John Charles Carter que ficou conhecido como Charlton Heston (4 de Outubro de 1924 - 5 de Abril de 2008).
São tantos os seus filmes que marcaram o meu crescimento e com os quais mantenho uma verdadeira relação de paixão que apenas lembrarei aqui seis deles (não necessariamente os melhores, mas aqueles que jamais esqueço):
Ben-Hur (1959) - papel pelo qual ganhou o Óscar de melhor actor;
El Cid (1961);
55 Dias em Pequim (55 days at Peking - 1963)
O Senhor da Guerra (The War Lord - 1965)
Planeta dos Macacos (The Planet of The Apes - 1968)
De Volta ao Planeta dos Macacos (Beneath the Planet of the Apes - 1970)
Em 1998 tornou-se presidente da National Rifle Association (NRA), a poderosa entidade civil que luta para que seja mantido o direito dos cidadãos de comprar e usar armas de fogo nos Estados Unidos e da qual era membro honorário vitalício.
Que descanse em paz!

Etiquetas: ,

ALVISSARAS

O meu velho e querido amigo Joaquim Maria Cymbron, Senhor da velha cepa açoriana e arauto do saudável e verdadeiro Legitimismo, pode ser encontrado aqui.

Etiquetas: , ,

04 abril 2008

CRÓNICA BREVE...

... de um país onde tudo sobe menos o ordenado.
A carne vai aumentar 30%, o pão aumentou outro tanto, o leite 15%, os transportes raiam os 4% e o gás previsivelmente vai aumentar até 3%. As despesas com a habitação sobem, em média, até aos 26%, os portugueses já cortam na comida para fazer face às despesas fixas...
Depois questionam-se alguns, comediantes por certo, das razões da quebra da natalidade dos portugueses. Não serão evidentes algumas razões?
Aumenta o endividamento, o desemprego e, de acordo com o dr. Bagão Félix (agora no papel de humorista...), a quebra de cultura de poupança.
Mas quem consegue poupar neste país? Alguns com os vencimentos do dr. Bagão e umas quantas reformas obtidas à custa do "serviço público"...
Sugerir tal, por parte do ilustre proprietário de um "singelo" monte, é simplesmente ofensivo para os portugueses.

Etiquetas: , ,

03 abril 2008

AINDA A "ORGIA NAZI" DO SENHOR MOSLEY

Se as "guardas nazis" no video que ontem aqui deixei à vossa apreciação, e que envolve o patrão da FIA, manifestamente mais se parecem com a imagem da esquerda do que com a da direita.


Se a imagem das "prisioneiras" (nas quais nem sequer a orientação das riscas dos fatos de prisioneiro é igual à empregue no universo concentracionário nacional-socialista) de igual modo se apresenta mais próxima do padrão da esquerda do que da imagem retirada da libertação de Dachau, à direita. Onde é que estão os indícios da dita "orgia nazi"? Confesso que não encontro indícios.
Só se for no emprego, episódico (mas não poderia ser uma masmora do "amigo" Honecker???), da língua alemã. Será esse o critério?
Penso que sim. Aliás, não há muito tempo, houve mesmo para ali para as bandas do Médio Oriente uma "orgia nazi" (penso que se poderá aplicar o mesmo critério) protagonizada pela Senhora Merkel...

Etiquetas: , , ,

02 abril 2008

LÁ, COMO CÁ...


Como aqui vos relatei, estive em Madrid no final da semana passada (embora só me tenha conseguido ligar decentemente no primeiro dia - Quinta-feira -, o que determinou que não tenha podido deixar nada aqui escrito no dia do quarto aniversário do nosso Rodrigo). Sábado na Gran Via uma enorme manifestação de protesto contra os socialistas.
Estão em alta. Lá, como cá...

Etiquetas: , , , ,

ORGIAS E DELIRIOS



O video que inicia este postal vem servindo de verbete de acusação contra Max Mosley, o poderoso presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), numa campanha iniciada pelo News of the World, sob o sensacionalismo de Exclusivo, e ornada com os títulos de "Patrão da Fórmula 1 em doentia orgia nazi com 5 prostitutas"; "Filho de admirador de Hitler em escândalo sexual".
O video que poderão ver e, por favor, indiquem-me onde está porque não vejo, é classificado como sendo de uma "sessão de sado-masoquismo que lembra os campos de prisioneiros nazis".
Não fora ele filho de Sir Oswald Mosley, líder da União dos Fascistas Britânicos e o escândalo seria meramente sexual, assim, transformou-se numa tenebrosa "orgia nazi".
Condenável é que, uma pessoa respeitável, em tal se involva, não sendo necessários os delírios nazis...
Adivinhem quem adorou e de imediato exigiu a sua cabeça. Não é difícil...


Etiquetas: , , , ,

1º DE ABRIL

Infelizmente o primeiro postal de ontem - anseio de milhões de portugueses - era apenas a partida do 1º de Abril.

Etiquetas: ,

01 abril 2008

REDE INDEPENDENTE DE INFORMAÇÃO

Image and video hosting by TinyPic

Etiquetas: ,

PARA O NUNO












Queixou-se o Nuno aqui que não possuia imagens dessas tão longas quanto agradáveis jornadas em que ele, como dotadíssimo pintor que é, esboçava os contornos para que nós, "artístico-destituídos", os enchessemos com tinta.
Nos dois de baixo não participei (pois nunca fui do PPM), já nos outros três dei muito à trincha... Bons tempos. Desculpa Nuno, mas do muito que se fez (fizeste) é tudo quanto sobrou à voragem.
Um abraço!
P.S. Se quiseres devolver a "gentileza" com um "singelo" quadro teu ("badernista", de preferência...), estou disponível, pois o mesmo enobreceria a domus.

Etiquetas: ,

SEMPRE DESATENTO...

Sempre desatento, e porque não dizê-lo, algo inepto nestas novas questões tecnológicas, descobri através da leitura de sempre recomendável casa que o meu colega de Faculdade, amigo e companheiro de lides políticas na saudosa "Nova Monarquia" nos idos de 80, que recentemente na celebração do Centenário do Regicídio tive o prazer de encontrar no Terreiro do Paço, assenta arraiais nesta casa que por mérito passa para a coluna da direita. Ora vão lá e vejam um pouco da história da génese da NM.

Etiquetas: , , ,

ÚLTIMA HORA...

Saído de um estado gripal que, aparentemente, lhe aumentou a lucidez e clareza política, o Presidente da República acaba de dissolver o Par(a)lamento e demitir o Primeiro Ministro.

Etiquetas: ,